Abstract
Este artigo integra as discussões relativas à juventude negra e à construção da identidade. Seu objetivo consiste em analisar o processo de construção da identidade de adolescentes-juvenis negras e negros no âmbito do Afrocientista do NEAB/GERA. O Projeto Afrocientista promoveu formações para 100 (cem) estudantes do Ensino Médio no país, com o objetivo, definido pela ABPN, de “aproximar os jovens negros e negras oriundos de baixas classes econômicas e com alto potencial de engajamento acadêmico e social ao ambiente acadêmico universitário”. No âmbito da UFPA, o NEAB GERA constituiu um desses Núcleos da Região Norte que integraram este projeto, com a participação de 11 (onze) estudantes de duas escolas públicas situadas na região metropolitana de Belém. Por meio dos conceitos de violência simbólica, identidade, juventudes e juventude negra, o artigo problematiza as formulações das adolescentes-juvenis sobre sua condição étnica, seu lugar no mundo e a sua relação com a escola. Ele discute ainda o potencial de iniciativas correlatas para a formação de adolescentes-juvenis negras e negros, com vistas a superação de desigualdades estruturais. Para tanto, foram analisados os depoimentos e percepções das adolescentes-juvenis ao longo do projeto mediante os Grupos de Discussão. Aqueles foram analisados por meio da metodologia de análise de conteúdo e estas últimas a partir da etnografia escolar. Concluiu-se que as adolescentes-juvenis partícipes deste projeto ampliaram seu suporte conceitual para fortalecer seu compromisso com as próprias trajetórias e a ampliação de suas expectativas de futuro.
Publisher
Universidade do Oeste de Santa Catarina
Subject
Industrial and Manufacturing Engineering,Polymers and Plastics,Business and International Management
Reference53 articles.
1. AFLALO, A. B. B. Nova Vila da Barca em Belém, Pará: considerações sobre os programas habitacionais e o projeto de habitação e urbanização. 2016. 227 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2016.
2. ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. 18. ed. Campinas: Papirus, 2012.
3. ANUNCIAÇÃO, D.; TRAD, L. A. B.; FERREIRA, T. “Mão na cabeça!”: abordagem policial, racismo e violência estrutural entre jovens negros de três capitais do Nordeste. Saúde e Sociedade, v. 29, n. 1, mar. 2020. Disponível em:https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext& pid=S0104-12902020000100305&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 20 fev. 2021.
4. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES/AS NEGROS/AS. Plano de Trabalho Projeto Afrocientista. [S. l.: s. n.], 2018.
5. BARDIN, L. Análise de conteúdo. 1. ed. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.