Abstract
Objetivo Verificar a percepção de mães sobre o uso e aceitabilidade de sachês com múltiplos micronutrientes em pó (MNP) na alimentação complementar para prevenção de anemia na infância.
Método Estudo qualitativo com treze grupos focais conduzidos com 79 mães de crianças de 9 a 12 meses de idade atendidas na atenção básica à saúde em quatro cidades brasileiras. Os grupos focais foram realizados três meses após o início do uso dos sachês.
Resultados Orientação prévia por parte dos profissionais de saúde facilitou a com- preensão das mães sobre a importância do uso dos micronutrientes em pó e o esclarecimento de dúvidas. Muitas mães compararam o uso de MNP ao sulfato ferroso em xarope identificado pelas mães como responsável por efeitos colaterais às crianças (diarreia, vômitos, coloração nos dentes) e baixa aceitação por parte das crianças. As principais dificuldades relatadas por algumas mães foram relacionadas ao endurecimento das fezes e ao sabor alterado da comida percebido por algumas crianças após o uso do sachê em alimentos líquidos inadequados à fortificação com MNP.
Conclusões A maioria das mães percebeu boa aceitação do sachê de micronutrientes pelas crianças.
Publisher
Universidad Nacional de Colombia
Subject
Public Health, Environmental and Occupational Health