Abstract
Objetivo Comprender os desafios enfrentados pelos trabalhadores no cotidiano da atenção psicossocial, considerando as relações afetivas, a gestão do cuidado e a interdisciplinaridade.Método Pesquisa qualitativa reflexiva de cunho fenomenológico em uma perspectiva hermenêutica, realizado com profissionais da saúde mental do Centro de Apoio Psicossocial em Fortaleza-CE, Brasil.Resultados Do cotidiano da atenção psicossocial emergiram subjetividades relacionadas a precarização do trabalho em saúde determinado pela infraestrutura física deficiente, quantidade e qualidade de material insatisfatórios, trazendo desalentos para o exercício das práticas e do cuidado com qualidade.Conclusões A gestão do cuidado como norteador das práticas inovadoras de saúde mental, nos dá a sustentabilidade de uma prática necessária para consolidação e resolutividade da demanda da vida social dos usuários e que os processos de trabalho no campo da saúde mental.
Publisher
Universidad Nacional de Colombia
Subject
Public Health, Environmental and Occupational Health
Reference20 articles.
1. Campos GWS. Um método para análise e cogestão de coletivos: a constituição do sujeito, a produção de valor de uso e a democracia em instituições: o método da roda. São Paulo: Hucitec; 2000.
2. Onocko-Campos RT, Palombini AL, Leal E, Serpa Junior OD, Baccari lOP, Ferrer AL et al. Narrativas no estudo das práticas em saúde mental: contribuições das perspectivas de Paul Ricoeur, Walter Benjamim e da antropologia médica. Ciênc Saúde Coletiva. 2013; 18(10):2847-57.
3. Barros MMMA, Jorge MSB, Pinto AGA. Desafios e possibilidades na rede de atenção integral à saúde mental: o discurso do sujeito coletivo dos usuários de um centro de atenção psicossocial. Saúde Debate. 2011; 34:744-53.
4. Cecílio LCO, Mendes TC. Propostas Alternativas de Gestão Hospitalar e o Protagonismo dos Trabalhadores: por que as coisas nem sempre acontecem como os dirigentes desejam? Saúde Soc. 2004; 13(2):39-55.
5. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de atenção básica. Programa Nacional de humanização da Atenção e gestão do SUS. Gestão Participativa e co-gestão. Brasília: Ministério da Saúde; 2009.
Cited by
2 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献