Abstract
Objetivo: refletir sobre as transformações propulsoras do trinômio cuidado-enfermagem-saúde a partir das concepções de devir e dialética.
Síntese de conteúdo: trata-se de reflexão histórico filosófica que versa sobre a evolução do cuidado desde o berço da filosofia grega aos dias atuais. Desenvolveram-se seções reflexivas divididas em filosofia do devir e origem da dialética; evolução do cuidado/saúde; evolução do cuidado/enfermagem; cuidado/enfermagem — de onde veio?; cuidado/enfermagem — onde está?; cuidado/enfermagem — para onde vai? Adotaram-se como centralidade os elementos genuínos do princípio do devir em Heráclito de Éfeso e a análise hermenêutico-dialética. O produto surge de fóruns realizados em aulas de filosofia de um programa de pós-graduação em enfermagem e saúde. Refletiu-se que nenhum conhecimento aparece pronto, é autônomo ou vem a permear o mundo sem que sofra transformações e continuidade no tempo e no espaço; que as formas de pensar o mundo atravessam a evolução seja na continuidade, seja na descontinuidade; que fazeres e práticas são passíveis de coerências e/ou contradições, flagradas na compreensão do discurso.
Conclusões: é fundamental ceder espaço para devir e dialética propulsores de novos cuidados, enquanto ciência sujeita a constantes transformações, significantes para enfermagem e outras profissões de saúde, em cada momento histórico. É preciso admitir e orientar ações para o fato de que, no cuidado, recursos materiais e humanos se modificam em movimentos evolutivos, rumo a incessantes desafios.
Publisher
Universidad Nacional de Colombia
Reference35 articles.
1. (1) Hobuss JFN. Introdução à história da filosofia antiga. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas; 2014. https://bit.ly/3QPyTr1
2. (2) Chauí M. Introdução à história da filosofia: dos pré-socráticos a Aristóteles. vol. 1. São Paulo: Editora Companhia das Letras; 2018.
3. (3) Ribeiro K; Moreira VD. Análises e reflexões afrocêntricas acerca da educação filosófica. RES AFE. 2019;(31):87-100. https://doi.org/10.26512/resafe.vi31.28258
4. (4) Moraes MJD. Filosofia, ética e política de origem africana egípcia. Voluntas. 2019;10:216-237. https://doi.org/10.5902/2179378639948
5. (5) Chauí M. Introdução à história da filosofia. As escolas helenísticas. vol. 2. São Paulo: Editora Companhia das Letras; 2018.