Fitoterapia como prática integrativa na saúde única do Brasil: Uma breve revisão
-
Published:2022-11-16
Issue:2
Volume:51
Page:
-
ISSN:1909-6356
-
Container-title:Revista Colombiana de Ciencias Químico-Farmacéuticas
-
language:
-
Short-container-title:Rev. Colomb. Cienc. Quím. Farm.
Author:
De Souza Alves Millena,De Farias Diniz Aline,Paulino de Queiroz Anna Clara,Lúcio Pereira Edinete,Alves de Oliveira Filho Abrahão
Abstract
Introdução: a Saúde Única é definida como ações interdisciplinares com intuito de promoção de saúde humana, animal e ambiental, sendo um dos enfoques a busca por opções de tratamento para muitas enfermidades, como por exemplo, o uso de práticas integrativas voltadas à prevenção e ao tratamento complementar na medi-cina convencional de diversas doenças. Nesse contexto o Sistema Único de Saúde incluiu as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PIC’s), de forma inte-gral e gratuita, sendo 29 procedimentos, destacando-se a fitoterapia, que consiste na terapêutica utilizando plantas medicinais. Objetivo: descrever a atuação da fitoterapia como prática integrativa da saúde única. Metodologia: pesquisaram-se artigos e livros publicados entre os anos de 2011 e 2021 que relatassem sobre Plantas Medicinais, Práticas Integrativas Complementares e Saúde Única nas bases de dados Scientific Electronic Library Online, Nacional Library of Medicine, Google Acadê-mico e US National Library of Medicine. Resultados e discussão: no contexto de saúde única, as PIC’s surgiram como uma opção à ampliação do modelo de saúde, direcionado para o cuidado integral ao indivíduo e à coletividade, sendo a fitoterapia uma delas. Conclusão: diante da relação existente entre saúde única e fitoterapia, é possível afirmar que há políticas públicas e recursos destinados à utilização da fito-terapia no atendimento básico da saúde, porém, nota-se um baixo interesse e/ou capacitação do profissional da saúde na área, além da necessidade de investimento na qualificação desses profissionais e no desenvolvimento de pesquisas científicas sobre a temática.
Publisher
Universidad Nacional de Colombia
Subject
Pharmacology (medical),General Pharmacology, Toxicology and Pharmaceutics
Reference35 articles.
1. P. M. Lobo, A.S. Rosar, J. Meira, A. Borsa, A. Menin, C. Reck, J.F.G, Warth, M.L.N. Reses, “Saúde única: uma visão sistêmica”, Editora alta performasse, Goiânia, 2021, Vol.69, p.69. 2. W. Mwangi, P. Figueiredo, M.F. Criscitiello, One Health: Addressing Global Challenges at the Nexus of Human, Animal, and Environmental Health, PLOS Pathogens., 12(9), 1 (2016). 3. L. Glass, N. M. Lima, M.M Nascimento, Práticas integrativas e complementares no Sistema Único de Saúde do Brasil: disputas político-epistemológicas, Saúde Soc., 30(2),1-11,(2021). 4. Brasil. Práticas Integrativas e Complementares (PICS): quais são e para que servem. Ministério da Saúde, 2021. URL: https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/praticas-integrativas-e-complementares, consultado em setembro de 2021. 5. A. Sumiya, B.J.A. Machado, A.R. Baron, S.P. Rosa, L.B.V. Oravec, V.M. Marcos, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS): um relato de experiência extensionista, Extensio: Revista eletrônica de extensão, 18(38), 275 (2021).
|
|