Author:
Facchinetti Victor,De Oliveira Costa Gabriel,Da Penha Letícia Barbara,Lisboa Aboud Karoline Chagas,Dantas Ribeiro Rafael,Brandão Gomes Claudia Regina,Nora de Souza Marcus Vinícius
Abstract
Introdução: o Selênio ao mesmo tempo em que é tóxico se ingerido em grandes quantidades, é, também, micronutriente essencial em diversos processos metabólicos de animais e humanos. A deficiência de selênio vem sendo relacionada à predispo-sição em desenvolver doenças como o câncer, a diabetes, doenças cardiovasculares, entre outras. Na química medicinal, o selênio vem ganhando importância a partir da descoberta do ebselen, do ethaselen e do disseleneto de difenila. Objetivo: essa revisão tem como objetivo compilar as principais informações disponíveis na litera-tura sobre a importância do selênio para a vida humana, proporcionando ao leitor uma visão geral do papel biológico desse elemento, das principais doenças relacio-nadas à deficiência de selênio, e da química medicinal dos três principais compostos de organoselênio. Metodologia: foram recuperados artigos e teses acadêmicas que contemplassem o papel do selênio na bioquímica e na química medicinal, publicados em português e inglês, utilizando-se as bases de dados SciFinder, PubMed e Google Acadêmico. Resultados: até o momento, foram identificadas 25 selenoproteínas que desempenham funções biológicas essenciais em animais e humanos. Sabe-se que a deficiência de selênio está diretamente relacionada à predisposição no desenvol-vimento de diversas doenças. No campo da química medicinal, foi provado que é possível desenvolver moléculas bioativas, com baixa toxidez, contendo átomos de selênio em sua estrutura. Conclusão: o selênio é um elemento essencial à vida, sendo o componente-chave das selenoproteínas. O entendimento dos processos bioquí-micos modulados por elas é imperativo para que os químicos medicinais possam desenvolver fármacos potentes contendo átomos de selênio em sua estrutura.
Publisher
Universidad Nacional de Colombia
Subject
Pharmacology (medical),General Pharmacology, Toxicology and Pharmaceutics
Reference118 articles.
1. D.A. Martens, Selenium, em: B.A. Stewart, A. Terry (editors), Encyclopedia of Water Science, Marcel Dekker, Inc., New York, 2003, pp. 840-842.
2. M.P. Rayman, The argument for increasing selenium intake, Proc. Nutr. Soc., 61(2), 203-215 (2002).
3. P.T. Nóbrega, Selênio e a importância para o organismo humano - benefícios e con-trovérsias, Tese de Mestrado em Ciências Farmacêuticas, Universidade Fernando Pessoa, 2015, 70 p.
4. M. Farina, Selênio: funções biológicas e efeitos tóxicos, Ciência e Natura, 22, 59-81 (2000).
5. E.P. Painter, The chemistry and toxicity of selenium compounds, with special reference to the selenium problem, Chem. Rev., 28(2), 179-213 (1941).
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献