O lobo solitário: o desafio de ser antropólogo e ser guardião dos conceitos e teorias tukano

Author:

Barreto João Rivelino Rezende

Abstract

Partindo da transcrição de uma história tukana, kheti úkusse, o presente artigo traz para o conhecimento do público acadêmico, uma forma de estabelecer critérios metodológicos para uma pesquisa antropológica por meio do método específico de uma etnografia em casa pautada pela transmissão oral de conhecimentos excepcionais tukano de pai para filho, onde khetí são histórias tukano, enquanto que úkusse é a arte do diáolgo que permite pensar a partir de khetí. O conceito tukano khetí, é o que a ciência tem traduzido como mito, mas com os procedimentos metodológicos da etnografia em casa entra em questão os detalhes do processo de assimalação, análise e formulação de teorias e conceitos tukano em diálogo com a antropologia. Com base a esse processo de reflexão é que procura-se fazer uma reflexão sugestiva para pensar sobre os modos de fazer pesquisas com as questões indígenas, ao mesmo tempo é um texto que apresenta ideias das das teorias e conceitos tukano, sobre o que os próprios tukano tem a (nos) dizer.

Publisher

Universidad Nacional de Colombia

Subject

General Medicine

Reference17 articles.

1. AZEVEDO, Dagoberto Lima. (2016). Forma e conteúdo do bahsese yapamahsã (tukano). Fragmentos do espaço DI´TA/NɄHKɄ. Dissertação de mestrado. PPGAS. Manaus: UFAM.

2. BARRETO, J. Rivelino Rezende. (2012). Formação e transformação de coletivos indígenas do noroeste Amazônico:do mito à sociologia das comunidades. Manaus, dissertação de mestrado/PPGAS – UFAM.

3. BARRETO, J. Rivelino Rezende. (2018). Formação e transformação de coletivos indígenas do noroeste Amazônico:do mito à sociologia das comunidades. Manaus: EDUA.

4. BARRETO, J. Rivelino Rezende. (2019). Úkusse: forma de conhecimento tukano via arte do diálogo kumuãnica. Tese (Doutorado) – Universidae Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis.

5. BARRETO, João Paulo Lima. (2013). Wai-mahsã: peixes e humano – um ensaio de Antropologia Indígena. Dissertação de mestrado. PPGAS. Manaus: UFAM.

Cited by 1 articles. 订阅此论文施引文献 订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3