“O celular é o avô dos WaiWai”. Tecnologias e domesticação das redes e mídias sociais entre os WaiWai

Author:

Souza Alexandre Aniceto,Dias Jr. Carlos Machado

Abstract

Propomos abordar alguns aspectos das mídias e redes sociais no contexto da organização social do povo indígena WaiWai na Amazônia brasileira. O foco da descrição são os moradores da comunidade Anauá, localizada no município de São Luiz do Anauá no sul do estado de Roraima. Os WaiWai, como são chamados hoje e assim se autodenominam, é um coletivo complexo e difuso que há cerca de 60 anos convive em grandes aglomerados, domesticando o mundo dos brancos e transformando as tradições culturais de seus antepassados pré-colombianos. Faz parte de suas vidas as tecnologias modernas do mundo ocidental, motores de popa, espingardas, automóveis, eletrodomésticos, celulares, computadores, etc. Atualmente se observa com muita frequência os WaiWai circulando pelas vilas, cidades e capitais amazônicas, portando celulares e conectados em redes sociais. Descrever algumas relações estabelecidas entre eles, a partir das transformações proporcionadas pelas mídias e redes sociais, em articulação com suas próprias formas de organização e gestão territorial, é o ponto central deste artigo. Em acordo com a maioria dos jovens abordados, o celular ocupa um lugar importante no registro de suas diferenças frente aos brancos. Como observou um deles: “o celular é o avô dos WaiWai, guarda a nossa memória e pode explicar tudo que a gente não sabe”. Ocupando três Terras Indígenas no Brasil e um Território Reservado na Guiana, conectados pelas redes sociais como o Facebook, Instagram e Yotube, os jovens passaram a circular mensagens, fotos, vídeos e articular encontros virtuais e reais.

Publisher

Universidad Nacional de Colombia

Subject

General Medicine

Reference15 articles.

1. Andrello, G. L. (2004). Iauretê: transformações sociais e cotidiano no rio Uaupés (alto rio Negro, Amazonas). UNICAMP.

2. Andrello, G. L. (2016). Nomes, posições e (contra) hierarquia. Coletivos em transformação no alto rio Negro. Revista de Antropologia, 18(2), 57-97. https://doi.org/10.5007/2175-8034.2016v18n2p57

3. Barbosa, G. C. Das Trocas de Bens, Em Redes de relações nas Guianas, Gallois, D. (org.), EDUSP, São Paulo/SP.

4. Dias Jr. C. (2006). Entre linhas de uma rede. Entre linhas Waiwai. Tese de doutorado em Antropologia Social, Universidade de São Paulo.

5. Do Pateo, R. D. (2205). Niyayou: antagonismo e aliança entre os Yanomam da Sraa das Surucucus (RR). (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo).

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3