Motivação para a docência na Educação Básica: um estudo a partir da Teoria da Autodeterminação com discentes do curso de licenciatura em Física

Author:

Ribeiro Andresa da CostaORCID,Costa Marcia daORCID

Abstract

A motivação dos discentes de Física para a carreira docente na Educação Básica é um fator preocupante. Há escassez de profissionais nessa área e muitos alunos quando se formam deixam a carreira docente ou seguem para a área acadêmica. As disciplinas de estágio são relevantes na formação inicial, pois é através delas que ocorre o primeiro contato entre o futuro profissional e a carreira escolhida. Neste artigo serão analisadas as motivações/desmotivações dos alunos das disciplinas de estágio I e II do curso de licenciatura em Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste em relação à carreira na Educação Básica. A Teoria da Autodeterminação e a Análise de Conteúdo foram utilizadas para análise e suporte teórico às respostas dos alunos. Com base nas respostas, verificou-se que a maioria dos discente apresenta um baixo grau de autodeterminação para a carreira docente. Salário baixo, falta de interesse ou indisciplina por parte dos alunos do ensino médio e más condições de trabalho são alguns dos fatores dessas desmotivações. Os resultados encontrados são alarmantes e entende-se que são necessárias ações para mudar essa realidade, as quais incluem formação inicial e continuada, desenvolvimento profissional e condições de trabalho adequadas que permitam maior qualidade profissional e pessoal.

Publisher

Interfaces da Educacao

Subject

General Medicine

Reference53 articles.

1. AGOSTINI, G; MASSI, L. Atratividade e permanência na carreira docente : um estudo sobre o encaminhamento profissional de licenciados em química. In: XI Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências – XI ENPEC. Florianópolis, SC. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis: UFSC, 2017. p. 1–10.

2. ALMEIDA, P. A; TARTUCE, G. L. B. P; NUNES, M. M. R. Quais as razões para a baixa atratividade da docência por alunos do Ensino Médio? Psicologia Ensino & Formação, vol. 5, p. 103–121, 2014. .

3. APPEL, M.; WENDT, G. W.; ARGIMON, I. I. L. A Teoria da Autodeterminação e as influências sócio-culturais sobre a identidade. Psicologia em Revista, vol. 16, n. 2, p. 351–369, 2010.

4. BARBOSA, A. Os salários dos professores brasileiros: implicações para o trabalho docente. 210 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar. Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2011.

5. BARDIN, L. Análise de conteúdo, 4aed. Lisboa: Edições, vol. 70, p. 1977, 2011.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3