Affiliation:
1. Universidade Federal da Paraíba
2. Universidade de Sao Paulo
Abstract
Fundamento: Considerando que o impacto da insuficiência do ventrículo direito (VD) no átrio direito (AD) é parte essencial da fisiopatologia da hipertensão pulmonar (HP), a avaliação da função do AD parece ter valor prognóstico no curso da doença, mas ainda há escassos estudos envolvendo essa temática.
Objetivo: Avaliar a deformação miocárdica do AD em pacientes com HP pré-capilar.
Métodos: Trata-se de um estudo observacional, longitudinal e prospectivo, envolvendo 36 pacientes com HP pré-capilar, nos quais foi realizado ecocardiograma bidimensional com Doppler. Foi utilizado um grupo controle composto por 26 pacientes saudáveis.
Resultados: Houve diferença estatisticamente significativa nas médias do strain do AD entre os grupos com HP (26,3%) e controle (40,7%). Em relação ao strain do AD dos doentes, houve correlação negativa e moderada com pressão do AD, diâmetro do VD e hipocinesia do VD; correlação linear negativa e fraca com pressão sistólica da artéria pulmonar (PSAP); correlação negativa e forte com área do AD; e correlação positiva e moderada com excursão sistólica do plano do anel tricúspide (TAPSE), TAPSE/PSAP e strain do VD. Os pacientes com strain do AD ≤ 23 apresentaram sobrevida global significativamente reduzida em relação aos pacientes com strain do AD > 23, mas esse valor não foi preditor de mortalidade.
Conclusão: Foi possível demonstrar que a análise da deformação miocárdica do AD fornece mais informações acuradas sobre sua função e pode ser usada como parâmetro adicional no acompanhamento de pacientes com HP, tendo em vista a avaliação precoce de disfunção atrial.
Publisher
Sociedade Brasileira de Cardiologia