Affiliation:
1. Universidade Federal de Pernambuco
Abstract
Introdução: A impressão tridimensional (3D) é um conjunto de métodos usados na criação de objetos sólidos 3D, partindo de arquivos digitais. A utilização de protótipos 3D pode melhorar a compreensão e o conhecimento sobre doenças cardíacas congênitas. Tem-se demonstrado sua utilidade no planejamento pré-operatório, na simulação de procedimentos intervencionistas e na tomada de decisões cirúrgicas. Este trabalho tem como objetivo oferecer uma revisão de literatura sobre os vários métodos da prototipagem rápida e sua aplicabilidade na prática médica, especialmente nas cardiopatias congênitas.
Métodos: Trata-se de um estudo de revisão da literatura, cujos dados para a discussão foram coletados a partir de consulta à base de dados eletrônica: LILACS, MEDLINE, SCOPUS, e a biblioteca Scientific Electronic Library Online.
Resultados: No período avaliado pelo estudo foram publicados um total 480 artigos abordando o tema de impressão 3D para cardiopatia, 196 artigos referem-se à impressão 3D para cardiopatia congênita. Destes, 22 foram incluídos no estudo.
Conclusão: A impressão em 3D é uma tecnologia em construção. Ela é capaz de auxiliar o clínico e a equipe cirúrgica na decisão terapêutica, no aprendizado do aluno da especialização e da pós-graduação, no treinamento de habilidades cirúrgicas e no esclarecimento aos familiares.
Publisher
Sociedade Brasileira de Cardiologia