Abstract
Introdução: A rabdomiólise é uma síndrome ocasionada pela liberação de conteúdo intracelular na circulação, devido à lesão em células musculares.
Objetivo: Elencar as medidas de prevenção e os sintomas iniciais da rabdomiólise, destacando suas aplicações em contexto operacional militar.
Métodos: Uma revisão narrativa da literatura, foram incluídas pesquisas científicas indexadas no MEDLINE, Science Direct, Cochrane e LILACS, em julho de 2021. Para isso, utilizou-se os descritores: “rhabdomyolysis”, “prevention & control”, “military personnel” e respectivos sinônimos.
Resultados e Discussão: Após uma pesquisa eletrônica de banco de dados, 22 estudos preencheram os critérios de inclusão para a revisão. Foi identificada uma ampla diversidade entre os estudos científicos analisados quanto ao desenvolvimento do tema, muito em função da rabdomiólise ter etiologia multifatorial e apresentar diversos quadros clínicos de acordo com o paciente. Contudo, as medidas preventivas contra a síndrome foram agrupadas em preventivas atitudinais e laboratoriais. Nas medidas atitudinais encontra-se o controle da temperatura e hidratação, o controle do condicionamento físico em função da sobrecarga física imposta na operacionalidade militar, o controle nutricional, o consumo de suplementos e a exposição a agentes tóxicos. Quanto às medidas preventivas laboratoriais bioquímicas, destaca-se o monitoramento periódico por análises bioquímicas e características da urina.
Conclusão: Estas ações de prevenção têm maiores potencialidades de efeito quando recebe suporte das instituições para sua aplicação e divulgação. É importante que se torne um hábito a organização de palestras e orientações coletivas dos militares a partir da organização militar ao qual está inserido.
Publisher
Centro de Capacitacao Fisica do Exercito
Reference26 articles.
1. Diagnostic evaluation of rhabdomyolysis
2. Epidemiology of Hospitalizations and Deaths from Heat Illness in Soldiers
3. Rhabdomyolysis After Crawling Military Training
4. Guimarães Rosa N, Silva G, Teixeira A, Rodrigues F, Araújo JA. Rabdomiólise. Acta Médica Portuguesa Port. 2005;18(4):271–282.
5. Brasil. Exército Brasileiro. Programa de prevenção e controle da rabdomiólise induzida por esforço físico e pelo calor. Rio de Janeiro, RJ: Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército; 2019.