Author:
De Oliveira Cláudia,Guerra Paula
Abstract
O artigo propõe uma reflexão sobre a videoperformance Amuamas, feita pela artista brasileira Juliana Notari na Amazônia brasileira em 2018. Partimos das premissas epistemológicas do ecofeminismo, que pensa o corpo feminino como índice de uma associação mais ampla entre o feminino e a natureza e entre a Mãe Terra e a Mata Virgem. Essa prática investigativa opõe-se à noção masculina e patriarcal de cultura que, ao se propor hegemônica e universal, milenarmente posiciona a Mulher e a Natureza como matéria de exploração. Fazemos um breve panorama da emergência da história da arte feminista, campo no qual se inserem artista e obra e que denuncia a narrativa tradicional da história, especialmente a história da arte, que exclui os oprimidos pelo capitalismo. Em seguida, analisamos a obra num esforço de reflexão que a coloca como uma denúncia das relações de opressão baseadas na colonialidade heterossexual do poder e na ocultação de histórias de violência contra os Outros, neste caso, contra o Outro feminino e o Outro natureza. Rematamos, reiterando que as Amuamas representam o encontro da artista com a floresta, mas não só, já que a floresta representa todas as mulheres e todos os Outros, mortos ou oprimidos pela colonialidade/modernidade, pelo homem, branco, europeu, cristão.
Publisher
Sociedade Brasileria de Teoria e Historia de Historiografia
Reference51 articles.
1. ALAIMO, Stacy. Sexual matters: darwinian feminisms and the non-human turn. The Journal of Nineteenth-Century Americanist, Pensilvânia, v. 1, n. 2, p. 390-396, 2013. Disponível em: https://muse.jhu.edu/article/522408/pdf. Acesso em: 15 dez. 2022.
2. ALIAGA, J.V. Orden fálico: violencia de género en las prácticas artísticas del siglo XX. Madrid: Akal, 2007.
3. AMUAMAS. Videoperformance por Juliana Notari. [S. l.: s. n.], 2018. 1 vídeo (8 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Wck0jsOedRE. Acesso em: 29 dez. 2022.
4. BARAD, Karen. Posthumanist performativity: toward an understanding of how matter comes to matter. Signs: Journal of Women in Culture and Society, Chicago, v.28, n. 3, p.42-56, 2003. Disponível em: https://www.journals.uchicago.edu/doi/pdf/10.1086/345321. Acesso em: 20 jun. 2022.
5. BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Difusão Européia do Livro, 1970.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献
1. Corpos, tempos, lugares das historiografias;História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography;2023-08-08