Língua e raça no Brasil colonial

Author:

Severo Cristine1,Makoni Sinfree2

Affiliation:

1. Federal University of Santa Catarina , Florianopolis , Brazil

2. Penn State University , Pennsylvania , USA

Abstract

Resumo Neste artigo, exploramos e analisamos o processo de racialização da língua portuguesa e dos sujeitos africanos no contexto colonial brasileiro. Para tal, exploramos a relação entre as dimensões econômica e política do colonialismo e as práticas linguísticas dos povos africanos escravizados no Brasil. À luz do aparato colonial português – que combinava interesses religiosos, políticos e econômicos – este artigo analisa o papel desempenhado pelas línguas e pelas ideologias linguísticas racializadas, tanto na promoção da exploração como na resistência à dominação colonial. A partir de uma perspectiva histórica e crítica, analisamos o dispositivo econômico e social que sustentou os africanos escravizados no Brasil, profundamente orientado por um sistema baseado no modelo do engenho. Exploramos quatro exemplos: o uso dos termos boçal, ladino, crioulo e língua; a aprendizagem do português pelos africanos escravizados e o papel da proficiência em português; a política de nomeação e etnização; e as ideologias linguísticas missionárias. Apontamos para a relação entre quatro elementos inter-relacionados: as dimensões ideológicas da língua, os processos de racialização, a dominação econômica e as práticas de resistência. Concluímos em defesa de um conceito descolonizador de língua em contextos coloniais que considere a pluralidade de vozes e a epistemologia crítica inscrita na noção de multilinguismos diaspóricos coloniais do Sul Global.

Funder

Brazilian National Council for Scientific and Technological Development

Publisher

Walter de Gruyter GmbH

Subject

Linguistics and Language,Language and Linguistics

Reference63 articles.

1. Antonil, Andre João. 1982 [1711]. Cultura e opulência do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia/Edusp.

2. Alim, Sami H., Angela Reyes & Paul V. Kroskrity (eds.), 2020. The Oxford Handbook of language and race. Oxford: Oxford University Press.

3. Almeida, Marcos A. 2012. Ladinos e boçais: O regime de línguas do contrabando de africanos (1831–c. 1850). Campinas: Universidade Estadual de Campinas dissertation.

4. Amselle, Jean-Loup. 2017. Etnias e espaços: por uma antropologia topológica. In Jean-Loup Amselle & Elikia M’Bokolo (eds.), No centro da etnia: Etnias, tribalismo e Estado na África, 29–74. Rio de Janeiro: Vozes.

5. Azevedo, Fernando de. 1963. A cultura brasileira. Brasilia: Editora Universidade de Brasília.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3