Author:
Montanari Matheus,Prado Gilbertto
Abstract
Pensar as diferentes formas de existência no digital é um exercício de articulação dos agentes tecnobiodiversos do seu meio. Propomos um pensamento ecológico que engloba o pensamento técnico através da criação poética. Assim, discutimos a instalação interativa “monocultura, monoténica, mononatura” no contexto de uma investigação ontológica da tecnologia, revendo os rompimentos Modernos entre cultura, técnica e natureza. A insta[1]lação parte de uma investigação com o Eucalipto, a árvore mais plantada no Brasil, mas de origem Australiana. Enquanto em seu território de origem é responsável por manter boa parte da biodiversidade local e é vista como sagrada pelas populações aborígenes, no Brasil, foi introduzida em um sistema de monocultura que interfere na biodiversidade e gera conflito em territórios com as populações indígenas locais. Portanto, propomos uma reflexão com os elementos do trabalho artístico, a partir do conceito de cosmotécnica, para evidenciar os conflitos das existências múltiplas e tecnobiodiversas nos sistemas tecnológicos hegemônicos atuais, apontando como a construção de uma poética do cuidado pode indicar novos caminhos para o pensamento tecnológico.
Publisher
Universidade Anhembi Morumbi
Reference55 articles.
1. AMPT, H. The Ideal Australian: The role of the gum tree in an Australian collective cultural identity. Thesis—[s.l.] University of Otago, 2020.
2. ARANTES, P.; PRADO, G. Expanded Circuits and Poetic re-writings: Circuito Alameda. (J. Park, J. Nam, J. Wan Park, Eds.)25th International Symposium on Electronic Art. Anais... Gwangju: 2019.
3. AUSTRALIAN BUREAU OF AGRICULTURAL RESOURCE ECONOMICS AND SCIENCES (ABARES).
4. Australian forest profiles 2019: Eucalypt. 2019.
5. BARRALAGA, F. Sensores Ultrasónicos y Arduino en Experiencias de Laboratorio de Cinemá- tica. Revista de la Escuela de Física, v. 9, n. 1, p. 65–72, 9 jun. 2022.