Author:
Costa Leonardo Bocchi,Marchetto Patrícia Borba
Abstract
O presente estudo tem como objetivo geral demonstrar, a partir da história narrada no filme “Wit – Uma Lição de Vida”, as limitações das diretivas antecipadas de vontade geradas pelo cenário social brasileiro. A relevância da temática se revela diante da dificuldade de desenvolvimento de uma cultura das diretivas antecipadas de vontade no cenário brasileiro, mesmo após a regulamentação desse instituto pelo Conselho Federal de Medicina em 2012. Para alcançar sua finalidade, a presente pesquisa adotará como objetivos específicos a discussão preliminar sobre a relação entre a obra artística analisada e as diretivas antecipadas de vontade, a abordagem teórica sobre o estado da arte da regulamentação das diretivas antecipadas de vontade no Brasil e a análise crítica acerca das pesquisas científicas envolvendo as diretivas antecipadas de vontade no Brasil. Diante de toda a discussão, espera-se, como resultado, que seja demonstrado como as pesquisas científicas que abordam as diretivas antecipadas de vontade no Brasil serem meramente teóricas e exploratórias, voltadas a problemáticas que não são capazes de penetrar na realidade social, de modo a inviabilizar o enfrentamento aos fatores que limitam a disseminação das diretivas antecipadas. Utilizou-se como método de abordagem o método dedutivo e a pesquisa indireta bibliográfica e documental como método de levantamento de dados. Além disso, o presente trabalho traçou paralelos entre as situações narradas no enredo do filme “Wit” e os problemas fáticos enfrentados para a concretização das diretivas antecipadas de vontade como instrumento de garantia da autonomia de pacientes portadores de doenças terminais.
Publisher
Global Crossings Project of the Federal University of Uberlândia
Reference25 articles.
1. ARRUDA, Larissa Mont’Alverne de; ABREU, Kelline Paiva Bringel; SANTANA, Laryssa Braga Cavalcante; SALES, Manuela Vasconcelos de Castro. Variáveis que influenciam na decisão médica frente a uma Diretiva Antecipada de Vontade e seu impacto nos cuidados de fim de vida. Einstein, v. 18, p. 1-8, 2020.
2. BARROSO, Luís Roberto. Temas de direito constitucional. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.
3. BEVILAQUA, Taís Foletto; COGO, Silvana Bastos; VENTURINI, Larissa; SEHNEM, Graciela Dutra; SARI, Vanúzia; CARDOSO, Andreza Lima; RODRIGUES, PPatrícia Vieira Gallo; PILGER, Carolina Heleonora. Diretivas antecipadas de vontade: análise das tendências das produções científicas brasileiras na área da saúde. Research, Society and Development, v. 11, n. 6, p. 1-11, 2022.
4. BRASIL. Constituição Federal. Brasília: Assembleia Nacional Constituinte, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: 30 out. 2023.
5. BRASIL. Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Código Civil. Brasília, DF, 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406.htm Acesso em: 15 out. 2023.