Abstract
Descrever as opções terapêuticas disponíveis e analisar a expectativa de vida de mulheres diagnosticadas com câncer de mama triplo-negativo. Tratou-se de uma revisão sistemática de literatura, foram utilizadas as plataformas de pesquisa LILACS, BVS, PubMed e Periódicos capes para encontrar artigos publicados de 2015 à 2021 nos idiomas português, inglês e espanhol. Foram aplicadas as palavras-chave “câncer de mama triplo negativo” e “expectativa de vida”, utilizando o operador booleano E (AND). Ao final foram selecionados 14 estudos que se adequavam nos critérios de inclusão. O câncer de mama triplo-negativo apresenta limitadas opções terapêuticas devido sua classificação imuno-histoquímica, sendo assim submetido constantemente a quimioterapia, radioterapia e procedimento cirúrgico que deixam a paciente fragilizada. Entretanto, outras metodologias como a imunoterapia e uso de fármacos com diferentes alvos terapêuticos estão em desenvolvimento, resultados preliminares demonstram um aumento na sobrevida das pacientes e possibilidade de um futuro promissor na terapia do tumor triplo negativo.
Publisher
AEOP - Associacao Enfermagem Oncologica Portuguesa
Subject
General Earth and Planetary Sciences,General Environmental Science,Earth-Surface Processes
Reference16 articles.
1. LOPES, C.M. et al. Fatores prognósticos clínicos, histomorfológicos e terapêuticos em pacientes com câncer de mama invasivo triplo-negativo. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial. v.15, n.6, p.397-406. 2015.
2. MASILI-OKU, S.M. et al. The Apocrine Profile of Triple-negative Breast Carcinomas in Patients Aged 45 Years or Younger: favorable but rare features. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. v.38, n.10, p.512-517. 2016.
3. INSTITUTO ONCOGUIA. Quimioterapia para câncer de mama. 2020. Disponível em: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/quimioterapia-para-cancer-de-mama/1405/265/. Acesso em: 28 de março, 2021.
4. TAVARES, D.F. et al. O Estado da Arte da Imunoterapia no Tratamento do Câncer de Mama Triplo-Negativo: Principais drogas, associações, mecanismos de ação e perspectivas futuras. Revista Brasileira de Cancerologia. v.67, n.2. 2021.
5. COELHO, R.C.F.P. et al. Tratamento quimioterápico adjuvante e neoadjuvante e as implicações na qualidade de vida de mulheres com câncer de mama. Revista de enfermagem UFPE online. v.11, n.11, p.4732-4740. 2017.