Author:
Ana Carolina do Nascimento Gomes ,Iara Maria Pires Perez
Abstract
Este estudo tem como foco a segurança do paciente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que, dentre as unidades de cuidado, essa requer uma atenção minuciosa na assistência. Nesse sentindo, entende-se a necessidade de garantir a qualidade e a segurança dos pacientes, já que, geralmente, encontra-se em estado de saúde crítico. Diante do exposto, tem por objetivo analisar sobre a segurança do paciente na unidade de terapia intensiva. Trata - se de uma revisão bibliográfica, exploratória e sistemática. O levantamento bibliográfico foi realizado nas bases de dados como, Google acadêmico, Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), e no Scientific Electronic Library Online (SciELO). Os artigos encontrados e utilizados neste estudo, destacam a relevância de desenvolver estratégias para segurança do paciente na Unidade de Terapia Intensiva, visto que é possível identificar eventos adversos que comprometem a assistência e a integralidade do paciente. Mediante o estudo, percebe-se a importância de desenvolver e aplicar medidas conforme os eventos adversos identificados, desse modo, reduzindo os danos e contribuindo para um estado de promoção, manutenção e reabilitação da saúde, juntamente pela equipe de enfermagem.
Reference24 articles.
1. BARRETO, Thaise Aparecida Dantas. Fatores que comprometem a segurança do paciente na unidade de terapia intensiva: uma revisão integrativa. 2017. 48p. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) Universidade Federal de Campina Grande. CajazeirasPB, 2017. Disponível em:< THAISE APARECIDA DANTAS BARRETO. TCC. BACHARELADO EM ENFERMAGEM.2017.pdf (ufcg.edu.br)>. Acesso em: 14 mar.2023.
2. BARBOSA, T. P. et al. Práticas assistenciais para a segurança do paciente em unidade de terapia intensiva. Acta Paul Enferm, v.27, n.3, 2014. Disponível em:< SciELO - Brasil - Práticas assistenciais para segurança do paciente em unidade de terapia intensiva Práticas assistenciais para segurança do paciente em unidade de terapia intensiva>. Acesso em: 22 mar.2023.
3. BARBOSA, Ítalo Everton Bezerra et al. Segurança do paciente: principais eventos adversos na Unidade de Terapia Intensiva. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v.13, n.2, 2021. Disponível em:< Segurança do paciente: principais eventos adversos na Unidade Terapia Intensiva | Revista Eletrônica Acervo Saúde (acervomais.com.br)>. Acesso em: 25 abr. 2023.
4. BARELLA, Daniela; GASPERI, Patrícia. Segurança do paciente em unidades de terapia intensiva adulto: percepção dos enfermeiros. Rev Fun Care Online, 2021. Disponível em:< Segurança do paciente em unidades de terapia intensiva adulto: percepção dos enfermeiros | Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online);13: 750-756, jan.-dez. 2021. | LILACS | BDENF (bvsalud.org)>. Acesso em: 02 abr.2023.
5. BRASIL, Ministério da Saúde. Resolução da diretoria colegiada – RDC nº36, de 25 de julho de 2013. Brasília, 2013a. Disponível em:< RESOLUÇÃO-RDC Nº 306, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2004 (saude.rj.gov.br)> . Acesso em: 21 amr.2023.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献