Author:
Évelyn Bandeira Batista Êmily,Marcelo Antônio de Souza Silva ,José Lucas Medeiros Torres ,Waldo Silva Mariz ,Vanessa Beatriz Jales Rego ,André Felipe Dutra Leitão ,Abrahão Alves de Oliveira Filho ,Veneziano Guedes de Sousa Rêgo
Abstract
A resistência bacteriana tem aumentadocom o passar do tempo, visto que a microbiotaoral de cada pessoa é distinta e o número demicrorganismos que colonizam o corpo humano pode ser 10 vezes maior que o número de células do próprio indivíduo. Nessemeio termo, surgiram alternativas como autilização de produtos de origem vegetal com baixa toxicidade e boa eficácia, que possuem como finalidade a prevenção e o combate de diversas patologias. Este estudo teve como objetivo avaliar as atividades antibacteriana eantiaderente do óleo essencial de Lavandula hybrida grosso contra a Pseudomonasaeruginosa. Trata-se de um estudo sobre o óleo essencial de Lavandula hybrida grossocontra Pseudomonas aeruginosa. A substânciafoi solubilizada em dimetilsulfóxido (DMSO) ediluída em água destilada para a realizaçãodos ensaios farmacológicos. Para a realizaçãodo presente estudo, foi utilizada a cepa clínica Pa 104 da Pseudomonas aeruginosa que foi mantida em meio Ágar Muller Hinton (AMH). Para a realização dessa pesquisa foram ultilizadas as tecnicas de ConcentraçãoInibitória Mínima (CIM), que foi determinadapela técnica de microdiluição em placas contendo 96 orifícios estéreis. E a Concentração Inibitória Mínima de Aderência (CIMA), realizada em tubos de vidro, utilizando um meio acrescido 5% de sacarose. De acordo com a presente pesquisa, para a metodologiaempregada e para a cepa em estudo, não foipossível determinar com precisão o valor daCIM. No que concerne, a atividadeantiaderente, constatou-se que o óleoessencial usado na presente pesquisa,demonstrou melhor propriedade que odigluconato de clorexidina 0,12%. Logo, conclui-se que o óleo essencial em questão é uma opção terapêutica eficaz para o tratamento de infecções orais causadas poresta bactéria. Entretanto, outros estudos sãoimprescindíveis para constatar sua eficácia e, posteriormente, pesquisas in vivo para avaliarseu comportamento no organismo humano.
Palavras-chave: Farmacologia; Fitoterapia;Odontologia.
Reference26 articles.
1. ALBUQUERQUE, A. et al. Efeito antiaderente do extrato da Matricaria recutita Linn. Sobre microorganismos do biofilme dental. Revista de Odontologia da UNESP, v. 39, n. 1, p. 21-5, 2010.
2. ALELUIA, MC et al. Fitoterápicos na odontologia. Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo, v. 27, n. 2, p. 126-134, 2017.
3. BALLABENI, V. et al. Novel antiplatelet and antithrombotic activities of essential oil from Lavandula hybrida Reverchon “grosso”. Phytomedicine, v. 11, n. 7-8, p. 596-601, 2004.
4. BALLESTEROS, KVV. Potencial antimicrobiano da associação de óleos essenciais Tea Tree (Melaleuca alternifolia) e Petitgrain (citrus aurantium) contra microrganismos presentes no sistema de canais radiculares: Estudo in vitro. Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, p.71, 2021.
5. BATISTA, NC et al. Avaliação dos índices periodontais em adultos jovens submetidos a enxaguatório bucal a 0, 12% de clorexidina: um ensaio clínico randomizado. Revista de Odontologia da UNESP, v. 50, 2021.