Author:
De Almeida Gabriela Arifa,Pinheiro Mendes Mariana,Bercio de Oliveira Izabela,Rita de Cássia Pereira Alves
Abstract
O Alzheimer é uma patologia neurodegenerativa mais frequente associada à idade em nossa sociedade, sobretudo pelo envelhecimento da população, ela se manifesta de forma lenta e progressiva, através de lapsos de memória, atenção, capacidade de tomar decisões, fazer cálculos, linguagens, habilidades visuoespaciais, e também de sintomas psiquiátricos que acabam comprometendo a independência do indivíduo analisa de maneira simples a necessidade de cuidados específicos e do papel do enfermeiro nesse processo. Frente ao reconhecimento dessa realidade, este estudo revê como objetivo analisar o impacto que a Doença de Alzheimer tem sobre a qualidade de vida de um indivíduo na terceira idade e descrever quais os cuidados que a enfermagem pode oferecer para pessoas com a Doença de Alzheimer na terceira idade de modo a amenizar o impacto sofrido pelo paciente. Para tanto optou-se aqui por utilizar uma metodologia de natureza qualitativa com o intuito de explanar o assunto de forma explicativa, por meio de uma revisão bibliográfica. Foi feita uma revisão de importantes aspectos associados à Doença de Alzheimer, por meio de um levantamento bibliográfico sobre o assunto. Ao final compreendeu-se que os impactos dessa doença não afetam só o idoso portador, mas também a sua família, e esta, na maior parte dos casos, não tem conhecimentos sobre a patologia, e consequentemente, não sabe lidar com a situação. Deste modo considera-se que os cuidados de enfermagem ao idoso acometido pela Doença de Alzheimer são essenciais para melhorar seu estado de saúde, promovendo, dessa forma, uma melhor qualidade de vida e autonomia, aumento sua sobrevida e fortalecimento do seu convívio familiar e social.
Reference16 articles.
1. ANTUNES, Hanna K.M; SANTOS, Ruth F; CASSILHAS, Ricardo; SANTOS, Ronaldo V.T; BUENO,Orlando F.A; MELLO, Marco T. Exercício físico e função cognitiva: uma revisão, Revista Brasileira de Medicina do Esporte, São Paulo, v.12, n. 2, Mar/Abr, 2006
2. BOTTINO, Cássio M.C.; CARVALHO, Isabel A.M.; ALVAREZ, Ana Maria M.A.; AVILA,Renata; ZUKAUSKAS, Patrícia R.; BUSTAMANTE, Sonia E.Z.; ANDRADE, Flávia C.;HOTOTIAN, Sérgio R.; SAFFI, Fabiana; CAMARGO, Cândida H.P. Reabilitação Cognitiva em pacientes com Doença de Alzheimer. Arq. Neuropsiquiatr. V. 60, n.1, p. 70-79, 2002.
3. BRASIL. Instituo Brasileiro de Georgrafia e Estatística. Censo Demográfico 2000. Brasília, DF, 2003. Disponível em: http://www.IBGE.gov.br
4. __. Ministério da Saúde. Alzheimer: o que é, causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção. Disponível em: https://saude.gov.br/saude-de-az/alzheimer.
5. CABALLO, V. (1982). Os componentes comportamentais do comportamento assertivo. Journal of General and Applied Psychology , 37(3), 473-486.