Affiliation:
1. Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo
Abstract
O desenvolvimento de competências de base em Análise Matemática III na formação do professor de matemática apresenta insuficiências. Isso fez com que se investigasse a problemática exposta. A sistematização realizada permitiu fundamentar o objecto de estudo e o campo de acção. Os resultados dos inquéritos permitiram identificar insuficiências no processo, centradas nos saberes (saber, saber – fazer, saber - ser e actuar) dos conhecimentos da Analise Matemática III. Isso levou a propor uma estratégia didáctica, dirigida ao desenvolvimento de competências de base em Análise Matemática III, a partir de acções do professor, e dos estudantes e o grupo que favorecem o desenvolvimento das seguintes competências de base em Análise Matemática: Competência na resolução de problemas e interpretação de resultados, competência na demonstração de proposições que incluem derivadas e integral de funções de várias variáveis, competência para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na representação gráfica de funções de várias variáveis, competência de execução de actividades escolares individual ou em grupo ligadas Análise Matemática III, competência para o uso da comunicação oral e escrita do cálculo infinitesimal em Rn, competência na determinação de condições necessárias, condições suficientes para a solução de problemas ou exercícios, competência do pensamento matemático e sua abstracção. Estas competências estão em correspondência com as exigências da formação harmoniosa e integral da formação do professor de matemática na República de Angola.
Publisher
Associacao Multidisciplinar de Investigacao Cientifica
Reference24 articles.
1. Arnaiz Rey, A., de Musholovela, J. da S. A., & González Fernández, A. (2019). A virtualização no processo de ensino - aprendizagem das ciências exactas. RAC: Revista Angolana De Ciências, 1(1), 117-135.
2. Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
3. Becerra, A. M. J. (2003). Una estrategia pedagógica para el desarrollo de la competencia para la comunicación interpersonal en el desempeño profesional de los ingenieros. (Tese doutoral, UCPEJV).
4. Bogdan, R. & Biklen, S. (1994). Investigação Qualitativa em Educação: Uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Porto: Porto Editora.
5. Campbell D.T. & Fiske D. W. (1959). Convergent and discriminant validation by lhe muttibrait-mutimethod matrix. Psichological builletin, LVI.