Abstract
Motivação:
A hipótese norteadora da investigação foi a de que a escuta qualificada na atenção primária a saúde é uma ferramenta capaz de revolucionar a lógica biomédica de cuidado.
Método:
Este artigo orientou-se pelos preceitos de uma pesquisa bibliográfica, a fim de, coletar, analisar e interpretar aquilo que já foi dito, escrito ou filmado sobre escuta qualificada, cuidados primários e humanização em saúde mental. Posterior ao levantamento bibliográfico a autora efetuou um estudo exploratório com o intuito de elucidar o fenômeno pesquisado através das contribuições teóricas já existentes.
Resultados:
A partir do referido estudo, a hipótese norteadora, pode ser comprovada, e os objetivos específicos possibilitaram que o potencial da escuta qualificada enquanto ferramenta de humanização do cuidado fosse explanado no decorrer da pesquisa.
Conclusões:
A escuta qualificada possibilita a humanização das práticas de promoção e prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação em saúde mental, ou seja, possibilita que neste contexto que consideradas as circunstâncias sociais, éticas, educacionais e psíquicas dos sujeitos envolvidos.
Cited by
6 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献