Abstract
Objetivo: O objetivo deste artigo científico é conduzir um estudo bibliométrico sobre a estratégia Seis Sigma aplicada à cadeia de suprimentos, buscando investigar como o Seis Sigma tem sido aplicado na mitigação de riscos em cadeias de suprimentos. Para isso, foram analisadas as principais características da implementação da metodologia e seus resultados em termos de redução de desperdícios, erros e melhoria da qualidade.
Metodologia/abordagem: Este estudo identificou que a metodologia Seis Sigma pode ser utilizada para minimizar riscos que possam afetar toda a cadeia de suprimentos, bem como fortalecer a posição competitiva de uma empresa, permitindo que ela ofereça produtos e serviços de maior qualidade, com preços competitivos e maior eficiência.
Originalidade/Relevância: Residem no fato de que a adoção de uma abordagem estratégica é fundamental para o sucesso da implementação da metodologia Seis Sigma na cadeia de suprimentos. Além disso, a gestão da informação é essencial para uma aplicação bem-sucedida da estratégia e a gestão da inovação pode ajudar a identificar novas oportunidades de melhoria e redução de custos na cadeia de suprimentos.
Principais conclusões: Este estudo apresenta uma contribuição significativa para a literatura sobre a aplicação da metodologia Seis Sigma na cadeia de suprimentos, fornecendo insights valiosos para gestores e pesquisadores interessados em melhorar a eficiência e qualidade da cadeia de suprimentos de suas empresas.
Contribuições teóricas/metodológicas: A contribuição teórica é uma análise bibliométrica sobre a implementação da estratégia Seis Sigma na cadeia de suprimentos, destacando as principais estratégias dessa aplicação e seus impactos na gestão da cadeia de suprimentos.
Publisher
Revista Inteligencia Competitiva
Reference38 articles.
1. Alves, A. C., Barreto, L. L., Canto, R. F., Lemos, D. S., & Souza, A. V. (2019). "Six Sigma application in a Brazilian public hospital: a case study." Total Quality Management & Business Excellence, 30(9-10), 1019-1033.
2. Andersson, R., Pardillo-Baez, Y. (2020) The Six Sigma framework improves the awareness and management of supply-chain risk. TQM Journal, 32.
3. Aria, M., Cuccurullo, C. (2017) Bibliometrix: Uma ferramenta R para análise abrangente de mapeamento científico. Journal of Informetrics, Vol. 11, No. 4.
4. Ballou, R. H. (2009) Logística empresarial. Rio de Janeiro. Atlas.
5. Belekoukias, I., Garza-Reyes, J.A., Kumar, V. (2014) The impact of lean methods and tools on the operational performance of manufacturing organisations. International Journal of Production Research, Vol. 52 No. 18, pp. 5346-5366.