Abstract
Introdução: Os cuidadores informais da pessoa com acidente vascular cerebral deparam-se com dificuldades no regresso ao domicílio, nomeadamente na aquisição de competências para o seu desempenho. Este estudo objetiva: avaliar os efeitos de um programa de enfermagem de reabilitação na capacitação dos cuidadores informais no autocuidado do idoso dependente por acidente vascular cerebral, no domicílio.
Metodologia: Estudo quase-experimental. Amostra constituída por cuidadores informais (n=15) de uma Unidade de Cuidados na Comunidade do norte de Portugal (amostragem não probabilística por conveniência). A capacidade do cuidador para os autocuidados: cuidar da higiene pessoal, transferir, posicionar, providenciar ajudas técnicas, usar o sanitário, alimentar/hidratar e vestir/despir foram as variáveis avaliadas antes e após a implementação do programa, que contemplou seis contactos baseados no ensino, instrução e treino de competências. Instrumentos de recolha de dados utilizados: Formulário de Caraterização do Cuidador Informal e Escala de Capacidades do Prestador Informal de Cuidados a Idosos Dependentes por Acidente Vascular Cerebral.
Resultados: A maioria dos cuidadores da amostra são mulheres e têm em média 59,9 anos (± 8,86). Em todas as áreas de autocuidado houve melhoria da sua capacidade após a intervenção, sendo mais significativa naquelas que inicialmente apresentaram maior dificuldade: vestir/despir, transferir, posicionar. Existiram diferenças estatisticamente significativas entre os dois momentos.
Conclusão: O programa de enfermagem de reabilitação influenciou favoravelmente a capacitação dos cuidadores informais para o autocuidado do idoso dependente por acidente vascular cerebral, no domicílio. Esta investigação oferece suporte às equipas de saúde para uma prática clínica significativa para as populações, corroborando o papel fundamental da intervenção individualizada do enfermeiro de reabilitação.
Publisher
Associacao Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitacao
Reference34 articles.
1. World Health Organization. WHO reveals leading causes of death and disability worldwide: 2000-2019 [internet]. Geneva: WHO; 2020. [citado em 22 dez 2020]. Disponível em: https://www.who.int/news/item/09-12-2020-who-reveals-leading-causes-of-death-and-disability-worldwide-2000-2019.
2. World Health Organization. 10 Facts On Ageing And Health [internet]. Geneva: WHO; 2017. [citado em 22 dez 2020]. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/10-facts-on-ageing-and-health.
3. Serviço Nacional de Saúde. Acidente Vascular Cerebral [internet]. Serviços Partilhados do Ministério da Saúde E.P.E.; 2021. [citado em 27 fev 2023]. Disponível em: https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/11/02/acidente-vascular-cerebral/.
4. Associação Nacional AVC. Reabilitação no AVC [internet]. Barcelos: ANAVC; 2022. [citado em 24 fev 2022]. Disponível em: http://www.associacaoavc.pt/sobre_avc/reabilitacao.html.
5. Eurocarers – European Association Working for Carers. About Carers [internet]. Brussels: Eurocarers; 2020. [citado em 2021 jan 20]. Disponível em: https://eurocarers.org/about-carers/.