Author:
Cruz Delzuita Santana,Santos Eliete Correia dos
Abstract
Esta pesquisa aborda a inclusão do aluno surdo na prática pedagógica da escola pública. O objetivo geral é analisar como a escola trabalha a inclusão desse aluno e se os profissionais que atuam estão preparados para recebê-los. Os objetivos específicos são identificar as dificuldades encontradas pelos alunos surdos e pelos professores na sua atuação. Quais os mecanismos que eles desenvolvem no sentido de vencer estas dificuldades e compreender a importância de o aluno surdo estar em contato com outros surdos e ouvintes para o desenvolvimento social. Esta investigação foi de cunho descritivo exploratório, em uma abordagem qualitativa. Para colher a informação necessária optou-se pela observação seguida de questionário que foi enviado para 27 profissionais que lidam diretamente com alunos surdos, dentre eles direção, coordenação pedagógica, professores do ensino regular, professores e intérprete de LIBRAS, alunos surdos, alunos ouvintes e pais de alunos ouvintes. Desses, somente 25 aceitaram participar. Os dados evidenciaram que as escolas em análise não dispõem de Intérprete de LIBRAS, e que os profissionais que atuam com os alunos surdos não têm conhecimento da Língua de Sinais para dar suporte a esses alunos em sala de aula. Nesta pesquisa evidencia que 8% dos profissionais possuem Pós-graduação em LIBRAS. 20% possuem Pós-graduação em Letras, 20% possuem Pós-graduação em Pedagogia, 8% possuem Pós-graduação em História. 4% possuem o Magistério com curso Tradutor/Intérprete em LIBRAS, 4% possuem o Ensino Médio completo, 24% estão cursando o Ensino Fundamental Anos Finais e 8% possui o Ensino Fundamental Anos iniciais. Embora haja alguns profissionais com formação, entre os participantes, ainda não estão voltados, de fato, para a sua atuação como intérprete uma vez que, 88% dos entrevistados não possuem curso básico na área de LIBRAS. Conclui-se que o papel do intérprete é relevante no contexto educacional inclusivo. Nota-se que esse profissional participa diretamente do avanço dos alunos com surdez no processo de Ensino/aprendizagem.
Publisher
Revista Cientifica Multidisciplinar Nucleo Do Conhecimento
Reference16 articles.
1. BORDENAVE, Juan E. D. O que é comunicação? ed. 15. São Paulo: Brasiliense, 1992.
2. BOUVET, D. The path to language: bilingual education for deaf children. Cleveland: Multilingual Matters, 1990.
3. BRASIL. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei 10.436 de 24 abr. 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais, D.O.U de 23 dez. 2005, Brasília.
4. BRITO, L. F. Integração social & educação de surdos. Rio de Janeiro: Babel, 2003.
5. DAMÁZIO, Mirlene. Educação escolar de pessoa com surdez: uma proposta inclusiva. 2005. Disponível em: Acesso em: 20 jul. 2009.
Cited by
2 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献
1. MATERIAL DIDÁTICO PARA SURDOS E OUVINTES;REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM;2023-12-31
2. Os ecossistemas comunicacionais como estratégias para relação entre professores e alunos autistas;Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento;2023-12-01