Abstract
Objetivou-se avaliar o efeito do incremento da proteína dietética sobre o consumo, digestibilidade de nutrientes, produção e composição do leite de vacas primíparas da raça Curraleiro Pé-Duro, mantidas em sistema de pastoreio rotacionado em capim-mombaça (Megathyrsus maximum). Foram utilizados 4 animais recém paridos, num delineamento em quadrado latino, suplementados com 3 kg de ração concentrada contendo 16, 18, 20 e 22% de PB. A ordenha foi efetuada duas vezes ao dia e coletou-se durante o ensaio amostras de leite, dos alimentos ingeridos, fezes e sangue. Foi observado aumento no consumo de proteína e digestibilidades da proteína bruta e do extrato etéreo conforme elevou-se a porcentagem de proteína da dieta. A digestibilidade e o consumo dos demais nutrientes não foram influenciados pelo nivel de proteína na dieta. Os animais suplementados com 20 e 22% de PB apresentaram maior quantidade de glicose no sangue. A proteína do leite aumentou a partir da suplementação de 18% de PB. Já a lactose e os sólidos totais do leite, aumentaram a partir de 20% de PB na dieta. No entanto, o aumento do teor de proteína na dieta não apresentou efeito sobre a produção de leite.
Publisher
Asociacion Latinoamericana de Produccion Animal
Reference32 articles.
1. Amanlou, H.; Farahani, T. A.; Farsuni, N. E. 2017. Effects of rumen undegradable protein supplementation on productive performance and indicators of protein and energy metabolism in Holstein fresh cows. Journal of dairy science, v. 100, n. 5, p. 3628-3640.
2. Associação Brasileira de Curraleiro Pé-Duro - ABCPD. Histórico da raça. 2015. Disponível em: . Acesso em: 11 ago 2018.
3. Association of Official Analytical Chemists - AOAC. 1990. Official Methods of Analysis. 15 Ed. Virginia, 1117p.
4. Bianchini, E; McManus, C; Lucci, CM; Fernandes, MCB; Prescott, E; Mariante, AS; Egito, AA 2006. Características corporais associadas com a adaptação ao calor em bovinos naturalizados brasileiros. Pesquisa Agropecuária Brasileira 41(9): 1443-1448.
5. Boaventura, VM; FIoravanti, MCS 2005. Gado Curraleiro Pé Duro : relação dos criadores e aspectos gerais da raça. Goiânia: Sebrae - GO, 80p.