Affiliation:
1. Hospital da Clínicas da Universidade Federal de Goiás/EBSERH
2. Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás/EBSERH
Abstract
Objetivo: verificar a atuação da equipe de enfermagem durante a assistência em terapêutica transfusional. Método: pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem quanti-qualitativa. Participaram do estudo 31 membros da equipe de enfermagem lotados em um hospital público e de ensino, habilitado como unidade de alta complexidade em oncologia. Os dados foram coletados entre setembro e dezembro de 2017 em duas etapas: por intermédio de entrevistas semiestruturadas e de um checklist para observação. Os dados foram agrupados, dispostos em tabelas e apresentados em frequência simples e valores absolutos e avaliados por análise temática. Resultados: a maioria dos profissionais referiu não se sentir apta a prestar a assistência transfusional. Observou-se não conformidade em aplicar normas de biossegurança, uma ineficaz monitoração do paciente e ausência do registro de informações sobre a assistência prestada. Conclusão: destaca-se a importância da capacitação contínua dos profissionais e a implementação de instrumentos que possam assegurar a assistência transfusional segura.
Publisher
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO
Reference19 articles.
1. Olsson ML, Irshaid NM, Hosseini-Maaf B, Helberg A, Moulds MK, Sareneva H, Chesser A. Genomic analysis of clinical samples with serologic ABO blood grouping discrepancies: identification of 15 novel A and B subgroup alleles. Blood. 2001 Sep 1;98(5):1585-93.
2. Barbosa SM, Torres CA, Gubert FA, Pinheiro PNDC, Vieira NFC. Enfermagem e a prática hemoterápica no Brasil: revisão integrativa. Acta Paul Enferm. 2011 set.;24(1):132-6.
3. Carneiro D, Chaves JM, Borges TS. Assistência de enfermagem na coleta de sangue do doador e na hemotransfusão ambulatorial. Cadernos Hemominas. 2004;6:32p.
4. Silva KFN, Soares S, Iwamoto HH. A prática transfusional e a formação dos profissionais de saúde. Rev. Bras. Hematol Hemoter. 2009;31(6):421-6.
5. Brasil. Resolução Nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Define as recomendações para realização de pesquisas que envolvem seres humanos no Brasil. Brasília, DF: Ministério da Saúde, CNS; 2012.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献