Abstract
Objetivo: O presente artigo propõe-se a apresentar um panorama sobre três modelos teóricos que abordam a competência em informação em sua perspectiva transformacional, enfatizando suas características e similaridades.
Método: Utiliza a revisão narrativa de literatura, enfatizando as características e similaridades dos três modelos teóricos. Foram analisados o conceito de competência em informação, assim como um breve histórico da evolução do conceito de competência em informação para embasar a análise dos três modelos selecionados, o modelo das Sete Faces (Seven Faces) da competência em informação, o modelo dos Seis Quadros (Six Frames) da competência em Informação e o modelo GeST.
Resultado: A visão transformacional da competência em informação é baseada em Foucault, cuja teoria aborda a relação entre conhecimento e poder, e nos quadros teóricos da Escola de Frankfurt, que consiste de uma visão crítica e busca transformar a realidade social por meio da mudança do status quo, principalmente para populações e sociedades vulnerabilizadas.
Conclusões: Os três modelos analisados possuem diferentes representações do fenômeno da competência em informação compreendido nas práticas informacionais em diferentes contextos, e fornecem uma visão não-hierárquica, mas de complexidade crescente no uso da informação.
Publisher
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Subject
Library and Information Sciences,Information Systems,Management Information Systems