Abstract
Este trabalho buscou analisar a implantação de uma nova modalidade de policiamento que vem sendo adotada pela Polícia Militar do Paraná: a Patrulha Comercial. Com base em estudos de diversos autores, percebeu-se que várias discussões surgem entorno dessa temática, tornando-se um tópico complexo e multifacetado. A literatura internacional vem mostrando que uma polícia que visa à obediência normativa se mostra mais eficaz. No Brasil, estudos têm mostrado que uma polícia que busca a legitimidade e a justeza procedimental tende a ser mais competente. Entretanto, a legitimidade da implantação de um novo modelo pode enfrentar diversos obstáculos, mas existem estratégias que podem ajudar a superá-los. Alguns dos obstáculos comuns incluem a resistência à mudança, cultura organizacional, capacitação e treinamento específico para o trabalho, aceitação da comunidade e falta de diretrizes claras para padronizar e orientar o trabalho dos policiais, fortalecendo tanto a relação entre pares, quanto a relação entre a polícia e a comunidade. Assim, sugere-se que a Patrulha Comercial busque o envolvimento da comunidade por meio de consultas, reuniões e outras ferramentas disponíveis para estabelecer diretrizes formais baseadas no policiamento comunitário, com o intuito de criar uma parceria entre a população e a Polícia Militar, contribuindo para a legitimidade e eficácia desse modelo de policiamento.
Publisher
Universidade Estadual do Parana - Unespar
Reference20 articles.
1. BATITUCCI, E. C. Gerencialismo, estamentalização e busca por legitimidade: O campo policial militar no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 34, n. 101, p. e3410111, 2019.
2. ______. A evolução institucional da polícia no século XIX: Inglaterra, Estados Unidos e Brasil em perspectiva comparada. Revista Brasileira de Segurança Pública, 4(7), 30-47. 2010.
3. BJA - Bureau of Justice Assistance Response. Understanding Community Policing. A Framework for Action. Washington, NCJ 148457. DC 20531 800–421–6770. Monograph. 82 p. 1994. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2023.
4. FERREIRA, D. V. DE S., et al. Lógicas institucionais do policiamento comunitário: esquema analítico e agenda de pesquisa para o contexto brasileiro. Revista de Administração Pública, v. 56, n. 1, p. 134–162, jan. 2022.
5. FRIEDLAND, R; ALFORD, R. Bringing society back in: symbols, practices, and institutional contradictions. From: The New Institutionalism in Organizational Analysis. Chicago: University of Chicago Press, 232–263. 1991.