Author:
Fernandes Gleiciane A.,Silva Gabriel,Araújo Cecília Ionara P. de,Araújo Breno Wendel P. de,Alves Dhennifer,Severino Isaque,Sousa Léia S. de
Abstract
A falta de competências digitais e a pobreza são grandes impeditivos para que as mulheres idosas da região amazônica possam ter acesso à informação, comunicar-se efetivamente e resolver tarefas do dia-a-dia pela internet. Uma universidade federal do interior da Amazônia em parceria com outras instituições tem implementado ações para inclusão digital de mulheres idosas por meio da realização de oficinas, cursos livres e projetos de extensão. Este trabalho apresenta uma adaptação em linguagem simples do Questionário de Proficiência em Dispositivos Móveis (MDPQ) com foco em smartphones, uma ferramenta utilizada nas etapas iniciais do levantamento. São apresentados ainda os resultados da aplicação do referido questionário para um público de mulheres idosas amazônicas e uma análise dos pontos identificados. Os achados demonstram que as mulheres idosas desejam aprender a operar aplicativos móveis de maneira autônoma para se beneficiarem do uso de dispositivos e serviços móveis.
Publisher
Sociedade Brasileira de Computação - SBC
Reference18 articles.
1. Araújo, R., Bragança, A., and Assunção, J. (2022). Acessibilidade na amazônia legal: soluções digitais. Climate Policy Iniciative. Disponível em [link].
2. Bocchini, B. (2020). Facilitar a integração digital entre pessoas idosas e jovens, promovendo a troca de conhecimentos e habilidades. Agência Brasil. Publicado em 21/08/2020. Disponível em [link].
3. Campbell, D. T. and Stanley, J. C. (2015). Experimental and quasi-experimental designs for research. Ravenio books.
4. Cangue, J. (2020). Exclusão social e pobreza na qualidade de ensino: estudo de caso no ensino primário-angola. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, 1:169–182.
5. Cronbach, L. J. (1951). Coefficient alpha and the internal structure of tests. psychometrika, 16(3):297–334.