Author:
Santos Letícia Gabrielle P. B. dos,Gallindo Érica L.,Moreira Mário W. L.
Abstract
Este artigo analisa os dados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e do Sistema de Seleção Unificada (SISU) a fim de provar que a não escolha de candidatas por áreas de STEM não tem relação direta com o baixo desempenho destas em Matemática. Para realizar estas análises foram utilizadas técnicas de análise de dados e a ferramenta Tableau para a visualização destes dados. Os resultados indicaram que aproximadamente 80% das mulheres teriam nota mínima em matemática para ingressarem em cursos de STEM. Além disso, os homens apresentaram uma média maior que as mulheres na prova de matemática do ENEM 2021 em todos os cenários analisados, porém a diferença entre as médias foi pequena, e não ultrapassou os 45 pontos.
Publisher
Sociedade Brasileira de Computação - SBC
Reference9 articles.
1. Bello, A. and Estébanez, M. E. (2022). Uma Equação Desequilibrada: Aumentar a Participação das Mulheres na STEM na LAC. UNESCO.
2. Gallindo, E. L., Cruz, H. A., and Moreira, M.W. (2021). Critical examination using business intelligence on the gender gap in information technology in brazil. Mathematics, 9(15).
3. Holanda, M., Júnior, A. M., Silva, E., et al. (2022). Uma análise comparativa do desempenho em matemática entre gêneros nas provas do enem. In Anais do XVI Women in Information Technology, pages 145–156, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
4. IBGE (2021). Instituto brasileiro de geografia e estatística. [link]. [Último Acesso: 27-10-2023].
5. Macedo, M., Mattos, A. B., Vasconcelos, M., Martinazzo, A., and Lopes, R. (2018). Identificando influências na escolha de uma graduação em exatas: um estudo qualitativo e comparativo de gênero. In Anais do XII Women in Information Technology, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.