Abstract
Em um mundo sobrecarregado de dados, uma comunicação eficaz da informação é essencial, sobretudo para usuários com baixo letramento. Este trabalho une práticas da Linguagem Simples, que lida com o entendimento, com as de Visualização da Informação, que trata de representações gráficas para contribuir no consumo da informação pela população. A pesquisa gerou um Guia com práticas para construção de gráficos de fácil entendimento, o sistema Chart Lab (baseado no Guia), que verifica violações a essas práticas e uma avaliação das visualizações brasileiras sobre a pandemia de COVID-19. Experimentos com usuários demonstram que os artefatos da pesquisa contribuem para tornar a informação mais clara a todos.
Publisher
Sociedade Brasileira de Computação (SBC)
Reference56 articles.
1. ABEPTIC. Guia ABEP de Linguagem Simples. 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 8 jan. 2024.
2. Alhamadi, M. (2020). Challenges, strategies and adaptations on interactive dashboards. In: Proceedings of the 28th ACM Conference on User Modeling, Adaptation and Personalization. [S.l.: s.n.], 2020. p. 368–371.
3. Araujo, R. (2017). Sistemas de Informação e os desafios do mundo aberto. Sociedade Brasileira de Computação, 2017.
4. Bahia, N. TJ-BA passa a utilizar linguagem simples em atos e comunicados oficiais. Bahia Notícias Justiça. 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 04 jan. 2024.
5. Barcellos, R. (2017). Avaliação da Qualidade e Interpretabilidade de Visualizações de Dados. Dissertação (Mestrado) — Universidade Federal Fluminense) Niterói, 2017.