Relações de gênero e gueto profissional: estudo com mulheres motoristas de aplicativos de mobilidade urbana

Author:

Goulart Ana Maria MendesORCID,Melo Marlene Catarina de Oliveira LopesORCID,Versiani FernandaORCID

Abstract

Levando em consideração o contexto da economia compartilhada, esta pesquisa tem como objetivo compreender como as mulheres motoristas de aplicativos de mobilidade urbana percebem as relações de gênero nesta atividade profissional reconhecida como o “tipo de trabalho para homem”. A pesquisa é de caráter qualitativo, do tipo descritivo, em que foi realizado um estudo de caso com mulheres motoristas de aplicativos de mobilidade urbana. Foram realizadas onze entrevistas semiestruturadas por meio da técnica “bola de neve”. Os resultados indicam que o trabalho de motorista de aplicativo não é visto como pertencente a um gueto profissional, mas constata-se que a predominância masculina na atividade sugere o contrário. Ficou em evidência o reflexo social e cultural no discurso das entrevistadas para o entendimento da construção dos significados na relação de gênero enquanto relação primária de poder. Observou-se também que o contexto da economia compartilhada pode favorecer a maior participação das mulheres no mercado de trabalho, principalmente naquelas atividades tidas como pertencentes aos guetos profissionais masculinos. Entretanto, para isso, é necessário discutir mais sobre o assunto, visto que a complexidade da falta de mulheres em determinados tipos de trabalho se dá pela exclusão subjetiva do sistema patriarcal.

Publisher

IBEPES (Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais)

Reference73 articles.

1. Abramo, L. (2006). Desigualdades de gênero e raça no mercado de trabalho brasileiro. Ciência e cultura, 58(4), 40-41.

2. Amaral, G. A. (2012). Os desafios da inserção da mulher no mercado de trabalho. Itinerarius Reflectionis, 2(13), 1-20.

3. Andrade, J. N. & Galvão, D. C. (2016). O conceito de smart cities aliado a mobilidade urbana. HumanÆ: Questões controversas do mundo contemporâneo, 10(1), 1-19.

4. "Precário não é, mas eu acho que é escravo": Análise do trabalho dos motoristas da Uber sob o enfoque da precarização;André;RECADM,2019

5. Arrow, K. (1998). What has economics to say about racial discrimination? Journal of economic perspectives, 12(2), 91-100.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3