Abstract
Os Livros Didáticos (LD) podem se tornar excelentes aliados no processo de ensino e aprendizagem, desde que atendam a questões relacionadas ao contexto escolar e a contribuição a uma metodologia centrada no protagonismo dos alunos. Diante desta afirmativa, este artigo tem por objetivo analisar uma amostra de LD de Ciências quanto à inserção de atividades pedagógicas facilitadoras do Ensino de Ciências (EC). Este estudo pode ser considerado uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, pois a partir de uma coleção de LD de Ciências, se elaborou categorias de análise do LD quanto a relação entre teoria e prática e a busca por atividades como jogos didáticos e aulas práticas, que pudessem impactar positivamente na prática docente. Os dados coletados nos mostram que todos os livros da coleção dedicam um espaço para uma atividade didática para realização em espaço formal e não formal de ensino. Porém, na análise deles, nenhum jogo didático foi encontrado, sendo que o jogo pode ser um artifício facilitador da aprendizagem como uma alternativa viável para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. A partir da ausência dos jogos didáticos na coleção de LD, se construiu uma cartilha, disponibilizada em versão impressa e no formato digital, com sugestões de atividades lúdicas facilitadoras da aprendizagem, tornando as aulas mais interativas e dinâmicas.
Publisher
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Reference39 articles.
1. ALVES, Luciana; BIANCHIN, Maysa Alahmar. O jogo como recurso de aprendizagem. Psicopedagogia, v. 27, n. 83, p. 282-287, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v27n83/13.pdf. Acesso em: 21 set. 2023.
2. ARAÚJO-QUEIROZ, Marcelo Bruno et al. Atividades Práticas em Livros Didáticos de Ciências: entraves e possibilidades. In: Anais... VI Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste, 2015, Vitória da Conquista - BA. Anais do VI EREBIO/NE, 2015. Disponível em: https://proceedings.science/proceedings/23/_papers/35821?lang=pt-br. Acesso em: 21 set. 2023.
3. BAGANHA, Denise Estorilho. O Papel e o uso do Livro Didático de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. 123p. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/26239. Acesso em: 21 set. 2023.
4. BARRETO, Marcelo Alves; CUNHA, Fernando Icaro Jorge; SOARES, Cristiane Barbosa; DINARDI, Ailton Jesus; MACHADO, Michel Mansur. Gamificação no ensino de ciências da natureza: articulando a metodologia ativa em sequências didáticas no ensino fundamental através do PIBID. The Journal of Engineering and Exact Sciences, v. 7, n. 4, p. 13246–01, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/jcec/article/view/13246. Acesso em: 21 set. 2023.
5. BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. A lógica da pesquisa qualitativa e os modos de procedimentos nela fundados. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo, v.9, n.22, p. 540-552, dez. 2021. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/507. Acesso em: 21 set. 2023.