Abstract
A criação de pequenos ruminantes é uma importante fonte de subsistência e renda para os agricultores familiares, contribuindo para a segurança alimentar e o desenvolvimento socioeconômico. Para elevar a produção desses animais visando o baixo custo com a alimentação, se faz necessário recorrer às diferentes alternativas de alimentos, que além de diminuir os gastos, proporciona aos animais maior consumo e aproveitamento dos nutrientes. Nesse sentido, surge então o mesocarpo e o óleo de babaçu, uma alternativa alimentar que se apresenta como fonte nutritiva geralmente melhorando o desempenho produtivo, e reduzindo doenças metabólicas ocasionadas pela alta concentração de grãos na dieta. Objetiva-se com esta revisão de literatura realizar um levantamento sobre consumo e digestibilidade dos nutrientes em pequenos ruminantes alimentados com óleo e mesocarpo de babaçu na região Norte e Nordeste do Brasil. Os artigos escolhidos para esta revisão foram publicados em bases de dados no período de 2013 a 2023, utilizando os seguintes critérios de inclusão: babassu oil, babassu mesocarp, alternative feeding, lambs nutrition, intake and digestibility of nutrients. Os estudos indicam que o óleo e o mesocarpo de babaçu podem ser utilizados na alimentação de pequenos ruminantes, apresentando ganhos significativos quanto ao consumo e digestibilidade de nutrientes. Contudo, há restrição quanto ao uso desse alimento alternativo na dieta, onde, a quantidade adequada para o mesocarpo é entre 10 a 10,5%, e para o óleo de babaçu de até 7%.
Publisher
Universidade do Estado de Santa Catarina
Reference57 articles.
1. ANJOS LF et al. 2018. Digestibilidade de ácidos graxos em ovinos em terminação alimentados com dietas contendo óleos de babaçu ou buriti. Goiânia.28º Congresso Brasileiro de Zootecnia.
2. ANJOS SSN et al. 2021. Avaliação do impacto de política de subvenção econômica na cadeia produtiva de biodiesel de babaçu. Revista em Agronegócio e Meio Ambiente 14: 1-16.
3. ARAÚJO CM et al. 2020. Consumption and ingestive behaviour of lambs fed varying levels of babassu mesocarp bran. Ciências Agrárias 41: 1-13.
4. BARROSO OB et al. 2019. Babassu coconut breakers from the state of maranhão: fight and resistance repertory. Revista debates insubmissos 4: 1-19.
5. BARROS IC. 2011. Avaliação Biofarmacotécnica de potencial excipiente farmacêutico: pó de mesocarpo de babaçu (Orbignya phalerata Mart.). Dissertação (mestrado). Teresina: UFPI.21-28p.