Author:
Santos Lucas Almeida Oliveira dos
Abstract
Atualmente, em São Paulo, se pode considerar que existe um déficit habitacional de 700 mil residências (SCHREIBER, apud. LING, 2014) contando famílias sem acesso à habitação e que vivem em casas consideradas inadequadas; essa carência quantitativa e também qualitativa tem sido atacada por instrumentos urbanos como é o caso da Cota de Solidariedade que, além de estimular a produção de habitação social, tem o objetivo de mesclar classes sociais no mesmo bairro, tendo em vista a alocação de famílias de baixa renda próximo à infraestruturas de transporte, emprego e lazer. A aplicação do instrumento, contudo, ainda passa por questionamentos e, embora não seja possível dizer se é um fracasso ou sucesso, podemos aferir que não responde à magnitude do problema paulistano de falta de moradia digna para famílias de baixa renda por ter tido uma implementação efetiva bastante tímida desde 2014. Essa análise pretende entender o padrão de aplicação do instrumento e relacionar com a experiência de outras cidades ao redor do mundo trazendo uma base crítica para a próxima revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE).
Publisher
Escola Superior de Gestão e Contas Públicas
Reference18 articles.
1. CERIONI, C. Transporte público tem mais influência nas mortes por covid-19 em SP. Exame,2020. Disponível em: https://exame.com/brasil/transporte-publico-tem-mais-influencia-nas--mortes-por-covid-19-em-sp/. Acesso em: 2 set. 2020.
2. DESPONDS, D. Effets paradoxaux de la loi Solidarité et renouvellement urbains (SRU) et profil desacquéreurs de biens immobiliers en Île-de-France. Espaces et sociétés, v. 1, n. 140-141, p. 37-58. 2010.
3. Dispinível em: https://www.cairn.info/revue-espaces-et-societes-2010-1-page-37.htm. Acesso em: 31mar. 2020.
4. DEWAN, S. Rent too High? Move to Singapore. The New York Times. It’s the Economy. Abr.
5. 2014. Disponível em: https://www.nytimes.com/2014/05/04/magazine/rent-too-damn-high--move-to-singapore.html?_r=0. Acesso em: 31 mar. 2020.