Author:
Mendes Luis Henrique Dantas,Lima Daniela Romeiro Souto,Silva Mirelle Menezes da,Matias Junior José Eniedson de Siqueira,Araújo Fábio Resende de
Abstract
Este trabalho objetivou identificar o nível de conhecimento dos Técnicos de Referência (TRs) do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município de Garanhuns-PE acerca de estratégias de Educação Alimentar e Nutricional (EAN). A metodologia adotada foi a de pesquisa-ação com abordagem quantitativa e qualitativa, utilizando-se de questionários semisestruturados para coleta de dados. Ademais realizou-se uma capacitação acerca da temática junto aos profissionais. Compreendeu-se que para os TRs as principais queixas relacionadas a alimentação apresentadas pelos usuários são ganho excessivo de peso, compulsão alimentar e diminuição do apetite e que a EAN é importante para a promoção da alimentação saudável, porém seus saberes concentram-se em aspectos biológicos da alimentação e que a utilização da EAN é incipiente em suas práticas profissionais. Após a capacitação elaborou-se uma cartilha norteadora para os profissionais contendo estratégias da EAN e verificou-se que 66,67% dos TRs realizaram as atividades propostas. Conclui-se ser necessário a realização de mais atividades de educação permanente para estimular o desenvolvimento de práticas referentes à alimentação e que a presença do nutricionista nos CAPS é indispensável.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference43 articles.
1. ALMEIDA, L. et al. Os sentidos da cozinha de Centros de Atenção Psicossocial e a inserção do nutricionista no cuidado em saúde mental. Saúde em Debate, v. 44, spe 3, p. 292-304, 2020.
2. BAPTISTA, J. Á. et al. Singular therapeutic project in mental health: an integrative review. Revista Brasileira De Enfermagem, v. 73, n. 2, 2020.
3. BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
4. BASTOS, L. F. Grupos terapêuticos como estratégia de cuidado na atenção básica à saúde: reflexões a partir de um CAPS AD. Trabalho de Conclusão (Residência em Saúde da Família) - Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, da Fundação Estatal Saúde da Família-SUS/FIOCRUZ, Camaçari, BA, 2018.
5. BEZERRA, M. S. et al. Insegurança alimentar e nutricional no Brasil e sua correlação com indicadores de vulnerabilidade. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, n. 10, p. 3833-3846, 2020.