Author:
Campos Leonardo Moraes dos Santos,Silva Keila Bezerra da
Abstract
Atualmente a situação de saúde do homem tem alcançado destaque no Brasil, principalmente devido aos elevados índices de morbimortalidade decorrentes de causas externas que afetam esse grupo, bem como a sua baixa procura pelos serviços de saúde. Objetivo: Diante desse panorama, este estudo tem por objetivo identificar os principais desafios para a Enfermagem na Saúde do Homem. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica de tipo descritiva e exploratória com coleta de dados realizadas nos seguintes acervos Bibliográficos Especializada na Área de Enfermagem do Brasil (BDENF), Scientific Eletronic Libary Online (SciELO) e na Literatura Latino-Americana em Ciências de Saúde (LILACS). Buscaram-se artigos e produções científicas que tenham sido publicadas no período dos cinco anos mais recente de 2015 a 2020. Resultados e Discussão: A saúde do homem encontra desafios diante da dificuldade que o sexo masculino possui para se ter acesso ás políticas públicas de saúde, o que aumenta os fatores de risco desse grupo e agrava a saúde pública. A participação do profissional de enfermagem pode ser um importante aliado na melhoria desses dados. Conclusão: Conclui-se que a saúde do homem é bastante importante e necessária, para explorar e conscientizar á sociedade, na promoção a saúde.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference12 articles.
1. ADAMY EK, Trindade LL, Teixeira DC, Brambilla DK, Galli KB. Política nacional de atenção integral a saúde do homem: visão dos gestores do SUS. Rev Pesq Cuid Fundam Online. 2015.
2. AGUIAR RS, Santana DC, Santana PC. A percepção do enfermeiro da Estratégia Saúde da Família sobre a saúde do homem. Rev Enferm Centro-Oeste Min. 2015; 5(3):1844-1854.
3. ALVES, A., A. L. S., Bruna M. de S.; Araújo, C. J. da S; GUIMARÃES, S. L. da S. Atuação do enfermeiro da Atenção Básica diante das dificuldades para implementação da Política de Saúde do Homem. Revista de Enfermagem UFPE online, v. 11, n. 12, 2017.
4. ARAUJO DC, Et al, Barbosa YO, Cunha J, Menezes LPL, Menezes AF Santos JMJ. Acesso dos homens aos serviços de atenção primária à saude. Rev Enferm UFPE Online. 2018.
5. ARRUDA GO, Barreto MS, Marcon SS. Como os homens adultos utilizam e avaliam os serviços de saúde. Rev Eletr Enferm. 2015.