Author:
Machado Ana Carolina Barreiros,Duarte Regiane Cristina,Santos Fabiana Barreto dos
Abstract
Objetivo: Mensurar a percepção da qualidade de vida de indivíduos da Unidade de Saúde da Família atendidos por uma equipe multiprofissional em saúde da família no grupo de promoção da saúde “Movimente” no município de Itabuna Bahia. Método: Trata-se de um estudo exploratório e descritivo de cunho qualitativo. O instrumento de avaliação foi por meio de entrevista com um questionário dentro de um roteiro semiestruturado, o público alvo forma indivíduos atendidos na Unidade de Saúde da Família que fizeram parte do Grupo de Promoção da Saúde intitulado “Movimente”. O período da pesquisa foi outubro a dezembro de 2023. Resultados e Discussão: A percepção da qualidade de vida dos indivíduos foi positiva e pautada no estímulo à mudança de hábitos de vida que favoreceram a melhora significativa de sinais de estresse, cansaço, fadiga, insônia, além de amenizar sintomas de dores musculares, limitações de movimento e oportunizar a interação social através de atividades coletivas que proporcionaram espaços de lazer, troca e criação de vínculos. Deste modo, todos os indivíduos entrevistados demonstraram satisfação com a percepção da qualidade de vida, fato este, que corrobora com os projetos encontrados na literatura que versam sobre temáticas semelhantes. Conclusão: Grupos de convivência com prática regular de exercício físico, estímulo a relações sociais e ambiente agradável, associados a serviços e ações em saúde baseados na escuta qualificada e integralidade no cuidado do sujeito é fundamental para a garantia do direito à saúde em sua totalidade e contribui para a manutenção do bem-estar, garantindo melhora da qualidade de vida nos aspectos psicológicos, físicos e sociais.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference20 articles.
1. ANDRADE, Rubian Diego; et. al. Qualidade de Vida de Operadores de Telemarketing: Uma Análise com o Whoqol-Bref. Ciencia & Trabajo, 17 [54]: 177-181, 2015.
2. BESSA, Bruno Rafael Oliveira Dias; CECCO, Ana Paula Delfino de Almeida; LIMA, Thiago Oliveira Sabino; SILVA, Raylton Nascimento Aparecido; MACHADO, Liane Bahú; SANTOS, Daniel Santos dos; REGINALDO, Marjana Pivoto; RESENDE, Danilo Barbosa. Grupos operativos na Estratégia da Saúde da Família: o fortalecimento do cuidado humanizado do idoso. Conjecturas, ISSN: 1657-5830, Vol. 22, Nº 10, 2022.
3. BORGES, Fernanda; et. al. Estratégias para promoção da saúde e seus impactos na qualidade de vida de adultos hipertensos: revisão integrativa. Cad Saúde Colet, 30(1)146-157; 2022. https://doi.org/10.1590/1414-462X202230010110
4. BRASIL. Lei n. 12.864 de 24 de setembro de 2013. Altera o caput do art. 3º da Lei n. 8.080, de 19 de setembro de 1990, incluindo a atividade física como fator determinante e condicionante da saúde, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília 2013.
5. BRASIL. Lei n. 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília 1990.