EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO DE CREATINA SOBRE FORÇA E HIPERTROFIA MUSCULAR: REVISÃO DE LITERATURA
-
Published:2024-03-07
Issue:3
Volume:17
Page:e4427
-
ISSN:1981-223X
-
Container-title:REVISTA FOCO
-
language:
-
Short-container-title:Rev. Foco
Author:
Silva Marcos Vinicius Buri,Vieira Renan Luiz Albuquerque,Jesus Thamires Soares Ricardo,Cerqueira Leandro da Silva,Machado Renata dos Santos,Jesus Rodrigo José Araújo de,Oliveira Adriele Nonato,Freitas Katia Nogueira Pestana de
Abstract
A creatina é um composto orgânico que pode ser sintetizado no corpo de forma endógena, ou pode ser obtido através da alimentação, sendo utilizada como suplemento ergogênico para a melhoria do desempenho físico e tem conquistado destaque no âmbito da musculação. O presente estudo teve o objetivo de analisar por meio de revisão de literatura o efeito do uso da creatina no desempenho de praticantes de musculação. Para o desenvolvimento do trabalho, foi realizado uma revisão de literatura integrativa, no qual tanto a análise quanto a síntese dos dados extraídos dos artigos foram realizadas de forma descritiva, possibilitando observar, contar, descrever e classificar os dados, com o intuito de reunir o conhecimento produzido sobre o tema explorado na revisão. Foram utilizados como base de busca: Google Acadêmico, PubMed e Scielo, no período de 2016 a 2024; utilizando os termos: creatina, força, hipertrofia e suplementação. Através dos artigos encontrados, após a análise dos estudos encontrados, conclui-se que a creatina é capaz de promover a maximização da força e o aumento da massa muscular, principalmente em associação ao treinamento resistido e a uma dieta balanceada.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference31 articles.
1. ALVES, G. M.; CUNHA, T. C. de O. A importância da alimentação saudável para o desenvolvimento humano. Humanas Sociais & Aplicadas, v. 10, n. 27, p. 46-62, 2020. 2. ARAUJO, R. da S.; JUST, I. M.; DE ARAUJO, T. M. S.; SOUTO FILHO, J. M.; DA ROCHA, P. E. C. P.; DE GOIS, O. P.; DO NASCIMENTO, M. A. M., P. A autoimagem em praticantes de musculação. Revista Multidisciplinar do Sertão, v. 4, n. 3, p. 245-249, 2022. 3. BALDISSERA, L.; MACHADO, D. L.; ALVES, L. G.; FALEIRO, D.; ZAWADZKI, P. Benefícios percebidos por praticantes de musculação para a saúde, estilo de vida e qualidade de vida. Unoesc & Ciência-ACBS, v. 8, n. 2, p. 117-124, 2017. 4. BRIOSCHI, F. R.; HEMERLY, H. M.; BINDACO, É. S. EFEITOS ERGOGÊNICOS DA CREATINA. Conhecimento em Destaque, v. 8, n. 19, 2020. 5. CARVALHO, A. P. P. F.; MOLINA, G. E.; FONTANA, K. E. Suplementação com creatina associada ao treinamento resistido não altera as funções renal e hepática. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 17, n. 4, p. 237-241, 2011.
|
|