Author:
Chagas Reimy Solange,Paixão Elda Alves Santos,Miguel Marina Evangelista,Da Silva Paula Cristina Pereira
Abstract
A perspectiva multidimensional da pobreza é fundamental para compreender e abordar os desafios enfrentados por famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Devido a multidimensionalidade da pobreza propiciar compreensão sobre os impactos e as mesclas sobre esferas variadas da vida nas famílias, a digressão histórica permite vislumbrar como determinantes sociais associados ao racismo, patriarcado e ao capitalismo impactam negativamente dinâmicas sociais as relações familiares, onde as múltiplas opressões, iniquidades e políticas públicas fragilizadas forjam feminização da pobreza. Esta sobreposição de opressões é típica da interseccionalidade, e o seu reconhecimento contribui para construção de estratégias de superação contextualizadas e emancipatórias, cujos impactos psicossociais promovem saúde mental. Considerando que as experiências de privação cotidianas em determinados territórios produzem impactos psicossociais nocivos, ressalta-se os mecanismos de humilhação social e angústia, devido a confluência de elementos intersubjetivos e políticos. Portanto, considerando que há sofrimento sociopolítico correlato, a Psicologia Social se constitui como disciplina relevante, por colaborar na construção de caminhos emancipatórios de superação e promoção de autonomia para as famílias, tais como nas políticas públicas e no fortalecimento de redes de apoio e proteção social.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference23 articles.
1. AKOTIRENE, C. Cruzando o Atlântico em memória da interseccionalidade. IN: AKOTIRENE, C. O que é interseccionalidade? São Paulo: Sueli Carneiro: Pólen, 2019.
2. _____________. Vamos pensar direito: interseccionalidade e as mulheres negras. IN: AKOTIRENE, C. O que é interseccionalidade? São Paulo: Sueli Carneiro: Pólen, 2019.
3. ANDRADE, D. A.; BERTOLIN, P. T. M.; BESSA, L. S. Pobreza Multidimensional e Encarceramento Feminino: Um Círculo Vicioso no Contexto Neoliberal. Direito Público, [S. l.], v. 19, n. 104, 2023. DOI: 10.11117/rdp.v19i104.6757. Disponível em: https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/direitopublico/article/view/6757. Acesso em: 12 Nov. 2023.
4. ARAÚJO, M. de F. Diferença e igualdade nas relações de Gênero: revisitando o debate. Psic. Clin., Rio de Janeiro, vol. 17, n. 2, p. 41-52. 2005. Disponível em: Acesso em 24 mai 2023.
5. AZEREDO, G; V. Entre paredes e redes: o lugar da mulher nas famílias pobres. Rev. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 103, p. 576-590, jul./set. 2010. Disponível em: . Acesso em 12 Nov. 2023.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献