Author:
Kuhn Petherson de Oliveira,Stormovski João Victor Calgaro,Manfroi Leossania,Zonta Gabriela
Abstract
O objetivo do estudo foi verificar a relação existente entre a constituição societária e o modelo de gestão hospitalar de uma associação sem fins lucrativos e uma cooperativa. Quanto aos procedimentos metodológicos adotados, o método científico foi o indutivo. O nível de pesquisa foi a exploratória, o delineamento foi um estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados utilizados no estudo foram a entrevista, a observação e documentos. A população do estudo foi composta pelos hospitais e a amostra foi delimitada por um hospital constituído como associação sem fins lucrativos e o outro como cooperativa. A técnica de análise e interpretação dos dados foi a qualitativa. Os resultados evidenciam que uma constituição sem fins lucrativos adere uma gestão conservadora, com equilibro entre receitas e despesas, obedecendo legislações específicas para manutenção da isenção e imunidade da contribuição tributária. Já uma constituição cooperativista opta por uma gestão mais flexível, pensada no bem mútuo de todos os cooperados, sendo tributada apenas em atos não cooperativos.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference44 articles.
1. BARBOSA, Antônio Pires; MALIK, Ana Maria. Desafios na organização de parcerias público-privadas em saúde no Brasil. Análise de projetos estruturados entre janeiro de 2010 e março de 2014. Revista de Administração Pública, v. 49, n. 5, p. 1143-1165, 2015.
2. Disponível em: . Acessado em abril de 2020.
3. BARBOSA, Christian. A tríade do tempo. Rio de Janeiro, RJ: Sextante, 2011. 247 p. ISBN 9788575427248.
4. BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica. 3ª edição. São Paulo: Pearson Education, 2007.
5. BRANDÃO, H. P.; BAHRY, C. P. Gestão por competências: métodos e técnicas para mapeamento de competências. Revista do Serviço Público, v. 56, n. 2, p. p. 179-194, 20 fev. 2014. Disponível em: .