IMPLANTAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DO FLUXO DE TRABALHO EM UM CENTRO DE TESTAGEM E ACONSELHAMENTO

Author:

Cunha Luiz Henrique de Castro,Tavares Alexandre Dias,De Castro Kelviane Francis Baêta,Ribeiro Luiz Claudio Pereira

Abstract

O Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), após quase 40 anos de sua descoberta, continua como importante objeto de investigação social, comprometendo pessoas em todo o mundo, independente do sexo, idade, cultura, classe social e orientação sexual. Desde o início da epidemia, na década de 80, o país vem adotando políticas públicas de enfretamento a esse agravo, e uma das medidas implementadas foi a importante criação dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). Além de incorporar as ações de Prevenção Combinada do HIV, da prevenção das hepatites virais e outras IST, os CTA também apresentam um papel central para a ampliação do acesso aos serviços de saúde das populações-chave e populações prioritárias, segmentos com maior vulnerabilidade ao HIV e às demais IST. Como o CTA do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) não possui tecnologias da informação e todo o seu trabalho é realizado de forma manual, este estudo teve como objetivo integrar o CTA com o hospital através da informatização da unidade, por meio da implantação do AGHU e do desenvolvimento de um aplicativo para a consolidação das informações. Trata-se de um estudo metodológico de desenvolvimento de tecnologia, dividido em duas fases. Na primeira fase foi construído um formulário a ser aplicado entre os usuários do CTA, a partir de modelos já utilizados pelo Ministério da Saúde. Na segunda fase, foi desenvolvido um software (aplicativo) integrado ao banco de dados do AGHU através da ferramenta Microsoft Visual Studio, usando os recursos da linguagem de programação Visual Basic.NET (VB.NET) e a ferramenta Microsoft Power BI, além da configuração e parametrização do AGHU. O resultado deste estudo foi a criação de um formulário de atendimento, a padronização de um fluxo de trabalho na unidade, a implantação do AGHU e o desenvolvimento do aplicativo para consolidação das informações e produção de relatórios e indicadores. Essas ferramentas contribuirão para a vigilância epidemiológica local das IST, fortalecendo a assistência à saúde na comunidade.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference16 articles.

1. BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de DST e Aids. Centros de Testagem e Aconselhamento do Brasil. Desafios para a Eqüidade e o Acesso. Brasília, 2008. Disponível em < https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/centros_testagem_aconselhamento_brasil.pdf >. Acesso em 06 jan. 2023.

2. BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Diretrizes para Organização e Funcionamento dos CTA do Brasil. Brasília: Ministério da Saúde; 2010. Disponível em < https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_organizacao_funcionamento_cta_brasil.pdf >. Acesso em 03 jan. 2022.

3. BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais. Diretrizes para organização do CTA no âmbito da prevenção combinada e nas redes de atenção à saúde. Brasília, 2017.

4. BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Boletim Epidemiológico – HIV e Aids. Brasília, n. especial, dez. 2021a. Disponível em < https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/epidemiologicos/especiais/2021/boletim-epidemiologico-especial-hiv-aids-2021.pdf/view >. Acesso em 08 ago. 2022.

5. BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Boletim Epidemiológico – Sífilis. Brasília, n. especial, out. 2021b. Disponível em: < https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/epidemiologicos/especiais/2021/boletim_sifilis-2021_internet.pdf/view >. Acesso em 08 abr. 2022.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3