ANÁLISE IN SILICO E PREDIÇÃO DE EPÍTOPOS DAS VARIANTES DE SARS-CoV-2 COM MAIOR POTENCIAL IMUNOGÊNICO

Author:

Santos Catarine Mendes,Veiga Fernanda Cristina Caldas,Da Silva Samilly Lima,Dos Reis Sávio Pinho

Abstract

O SARS-CoV-2 é o betacoronavírus causador da COVID-19, composto por quatro proteínas estruturais. A proteína S destaca-se dentre as demais por mediar a entrada do vírus na célula hospedeira. A rápida disseminação do SARS-CoV-2 fez com que este apresentasse mutações decorrentes de suas novas cópias, o que culminou no surgimento de variantes de interesse e preocupação. Assim, o presente trabalho tem por objetivo investigar as similaridades das sequências genômicas e proteicas das variantes SARS-CoV-2 baseadas na estrutura S, bem como identificar os possíveis epítopos lineares de célula B. Foi realizado alinhamento múltiplo em ClustalW e confecção das árvores filogenéticas pelo software MEGA11. A estrutura secundária foi predita pelo servidor NPS pelo de consenso PHD, MLRC e DSC. A estrutura 3D foi realizada pelo servidor SWISS-MODEL e validada pela ferramenta MolProbity 4.4. Os epítopos foram preditos pelo programa IEDB, analisados manualmente quanto à sua conservação com posterior submissão no servidor AllerTOP 2.0. Desse modo, por meio dos métodos in silico foi possível identificar a predominância de mutações transicionais de C-T. Na filogenia verificou-se um padrão de agrupamento de distanciamento da variante Omicron indicando menor similaridade. Houve a predominância de folhas B na estrutura secundária da proteína S, com destaque para variante Omicron (34,88%). Os modelos obtidos na estrutura terciária, apresentaram mais de 90% dos resíduos em regiões favoráveis, correspondendo aos resultados obtidos na estrutura secundária. Na predição dos epítopos o epítopo S6 foi considerado 100% conservado, indicado na literatura com possível potencial imunogênico. Destarte, os resultados obtidos demonstram um importante mecanismo evolutivo de evasão imune pelo SARS-CoV-2, bem como a identificação de um epítopos altamente conservados e detectados em outras pesquisas, podem indicar possíveis candidatos para testes in vitro com ampla gama de proteção contra as variantes estudadas.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference39 articles.

1. In silico predictability of allergenicity: From amino acid sequence via 3-D structure to allergenicity

2. Alpha Helices Are More Robust to Mutations than Beta Strands

3. ALKHATIB, M. et al. Variantes do SARS-CoV-2 e seus perfis mutacionais relevantes: atualização no verão de 2021. Microbiol Spectr. 2021.

4. Gapped BLAST and PSI-BLAST: a new generation of protein database search programs

5. AVILA, R.A.M. Predição de epítopos descontínuos ou conformacionais em proteínas através da bioinformática estrutural. 2013. Dissertação (Doutorado em Bioinformática) - Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3