Author:
Barbosa Duete Xenofonte Ingrid,Abrantes de Oliveira Lima Michaele,Flávia da Silva Leal Joyce,Lins Braga Kassandra,Amanda Mota Seabra Cícera,do Nascimento Andrade Feitosa Ankilma
Abstract
INTRODUÇÃO: O parto é um dos momentos mais importantes para toda família que aguarda a chegada de um bebê. Para que sejam respeitadas a parturiente e o nascituro é necessário que haja um atendimento humanizado por todos que compõem a equipe e que o bem estar dos dois sejam prioridade. Porém, tem sido cada vez mais recorrente denúncias de violência obstétrica, sendo aquelas condutas condenáveis por parte dos profissionais envolvidos. Nessa perspectiva, optou-se por pesquisar sobre a humanização no parto normal e o combate à violência obstétrica. QUESTÃO NORTEADORA: quais as formas de combater a violência obstétrica e promover assistência ao parto com humanização? METODOLOGIA: Para realização do estudo, realizou-se uma revisão integrativa de literatura. O processo de aquisição de fontes de seu por meio de buscas em bases de dados virtuais, como Scielo, Pubmed, Medline, BVS, bibliotecas da USP e UFC entre outras, através de pesquisa pelos descritores: humanização no parto e violência obstétrica. RESULTADOS: foram encontradas 308 publicações, das quais após seleção utilizando os critérios de inclusão, foram retiradas oito (8) para construção da discussão e finalização do estudo. CONCLUSÃO: Concluiu-se que é importante que haja uma maior sensibilização dos profissionais e que se fale diariamente sobre a prevenção da violência obstétrica e da humanização do parto, como uma luta constante pelos profissionais de saúde, relacionando boas práticas obstétricas, fortalecendo o vinculo e a confiança entre as gestantes e profissionais de saúde e o fortalecimento da política da humanização, que pode ser conquistados através da atuação responsável, dedicação e respeito, compreendendo o momento do parto como algo natural e que não é necessário intervenção violenta ou desnecessária.
PALAVRAS CHAVE: Humanização. Parto. Violência obstétrica.
Publisher
Revista Interdisciplinar em saude
Subject
Electrical and Electronic Engineering,Building and Construction
Reference17 articles.
1. BRASIL, Ministério da Saúde. Caderno Humaniza SUS. Humanização do parto e do nascimento. Brasília - DF, 2014.
2. BRASIL, Ministério da Saúde. Parto Natural e presença do acompanhante são direitos de toda mulher. Brasília, 2011
3. AGUIAR, J. M.; OLIVEIRA, A. F. P. L. Violência institucional em maternidades públicas sob a ótica das usuárias. Interface - Comunicação, Saúde, Educação. V. 15, n. 36, p.79-91, 2010.
4. ALMEIDA, M. S.; SILVA, I. A. Necessidades de mulheres no puerpério imediato em um maternidade publica de Salvador, Bahia, Brasil. Rev Esc Enferm USP. v. 42. n. 2, p. 347-54, 2008.
5. DIAS, M. A. B. Humanização do parto: politica pública, comportamento organizacional e ethos profissionais. Cad. Saúde Publica. v. 27, n. 5, p. 189, 2011.