Author:
Moreira dos Santos Rômulo,Daniel Trajano dos Santos Raissa,Rebecka Neves Araújo Tássya,Layse Câmara de Almeida Luana,Beatriz Camêlo Luana
Abstract
Objetivo: Verificar a dispensação de benzodiazepínicos e analgésicos opioides, classificando-os pelo Anatomic Therapeutic Chemical e quantificando os gastos a partir de valores base da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos. Método: O estudo foi do tipo transversal, com abordagem quantitativa, desenvolvido na Unidade de Pronto Atendimento de Porte III do município de Campina Grande, durante o mês de abril de 2020. Foram consultadas as planilhas de estoque da Farmácia desse serviço de saúde de urgência e emergência, referentes ao primeiro quadrimestre do corrente ano, para verificação do consumo de benzodiazepínicos e opioides dispensados para os pacientes em atendimento na faixa temporal selecionada, sem contato algum, direto ou indireto, com estes pacientes ou suas informações pessoais. Resultados: Foram dispensados um total de 2882 apresentações farmacêuticas dos medicamentos benzodiazepínicos ou opioides, sendo estes últimos motivo de 62,3% das dispensações. Conclusão: É de grande importância a verificação do uso de medicamentos na sociedade, para melhor entender suas indicações, problemas associados e gastos para manutenção dos tratamentos. Pelo grande número de opioides dispensados em altas concentrações, seria adequada a implementação de programas de educação em saúde para os funcionários, que resultassem sempre no melhor atendimento aos usuários do serviço.
Palavras chave: Farmacoepidemiologia. Unidade de Pronto Atendimento. Medicamento de Controle Especial.
Publisher
Revista Interdisciplinar em saude
Reference13 articles.
1. AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Boletim de Farmacoepidemiologia do SNGPC. Brasília: ANVISA, 2012.
2. AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos - CMED. Brasília: ANVISA, 2020.
3. AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados. Brasília: ANVISA, 2020.
4. BENSEÑOR, F. E. M.; CICARELLI, D. D. Sedação e Analgesia em Terapia Intensiva. Revista Brasileira de Anestesiologia. v. 53, n. 5, p. 680-93, 2003.
5. BICCA, C.; RAMOS, F. L.P.; CAMPOS, V. R.; ASSIS, F. D.; PULCHINELLI JR, A.; LERMNEN JR, N.; MARQUES, A. C. P. R.; RIBEIRO, M.; LARANJEIRA, R. R.; ANDRADA, N. C. Abuso e dependência dos opioides e opiáceos. Projeto Diretrizes. Associação Médica Brasileira, 2012.