Abstract
O presente artigo apresenta os resultados do processo de monitoria, na disciplina de Cálculo I, realizada por um estudante, do curso de Licenciatura em Matemática, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Que investigou as contribuições da monitoria de ensino em Cálculo I para a constituição da identidade docente e o desenvolvimento inicial de futuros professores de Matemática. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória, em um estudo de caso. Para tanto, utilizamos a técnica de entrevista semiestruturada, com a participação de um monitor da disciplina de Cálculo I, via formato virtual, em consequência da Pandemia causada pela COVID-19 em 2021. A escolha do participante foi devido à identificação de algumas características: a sua maturidade com as operações que envolvem o Cálculo I, II, III e IV; o modo como se relaciona com os professores e estudantes; a sua habilidade para dialogar sobre suas experiências vivenciadas durante a passagem pela monitoria, a utilização do software GeoGebra para ampliar a compreensão dos conteúdos durante a monitoria. Para a análise e compreensão dos dados, foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo. A análise dos dados mostrou que Arquimedes se apropriou de novos saberes da docência em sua formação inicial, adquiriu conhecimentos necessários para lidar com as dificuldades dos conteúdos, constituiu suas identidades a partir das autocompreensões de suas experiências. Portanto, é importante destacar que a monitoria de ensino colabora com a formação de saberes e conhecimentos necessários à iniciação docente, visto que permite a interlocução entre aluno e professor na sala de aula, a integração de metodologias apropriadas que favorecem a aprendizagem dos estudantes e possibilita a experimentação de conhecimentos relevantes à estruturação de novas práticas que ajudam a constituir a identidade docente em Matemática.
Publisher
Boletim Cearense de Educacao e Historia da Matematica - BOCEHM
Reference27 articles.
1. BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3. reimp. da 1. ed. São Paulo: Edições 70, 2016.
2. DESHLER, J. M. Reflections on our first calculus undergraduate teaching assistant. Adults Learning Mathematics: An International Journal, v. 11, n. 1, p. 59-63, 2015.
3. DARRAGH, L.; RADOVIC, D. Mathematics learner identity. In: LERMAN, S. (Ed.). Encyclopedia of Mathematics Education. 2. ed. Switzerland: Springer, 2020, p. 582-585.
4. DUVAL, R. Registros de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em Matemática. In: MACHADO, S. D. A. (Org.). Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica. 8. ed. Campinas: Papirus, 2011, p. 11-33.
5. EVES, H. Introdução à história da Matemática. 5. ed. Campinas: Unicamp, 2011.