Author:
Lopes Auxiliadora Cristina Correa Barata,Reinaldo Ingrid Brandão,Lima Nayara Pereira,Silva Ana Maria,Firmino Elisângela Gonçalves,Melo Nívea Maria Vieira
Abstract
Os produtos cárneos disponibilizados no mercado oferecem teores de gorduras e de sódio elevados, podendo conferir problemas de saúde, como a obesidade, doenças cardiovasculares e outras. O objetivo deste trabalho foi elaborar de forma artesanal o hambúrguer, realizar a caracterização físico-química do hambúrguer elaborado, assim como de hambúrguer industrializado, identificando o teor de gorduras, proteínas, sódio, umidade, cinzas e acidez, de acordo com IAL (2008), verificar se os valores estão conforme a Legislação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e comparar os valores obtidos do hambúrguer artesanal e o industrializado. Os resultados obtidos mostram que o hambúrguer artesanal apresentou: gordura de 6,9%, proteínas de 19,58%, umidade 72,8%, cinzas 2,6%, sódio 2,86% e acidez 0,63%. Já o hambúrguer industrial exibiu: gordura de 13,7%, proteínas de 15,11%, umidade 67,9%, cinzas 2,5%, sódio 3,26% e acidez 0,69%. Em linhas gerais, a preparação artesanal do hambúrguer confere um alimento com menor conteúdo de gordura, de sódio e de ácidos. Além de um maior teor de proteínas, de cinzas e de umidade. Assim, os valores encontrados estão de acordo com a Legislação e comprovou-se que a elaboração artesanal traz melhores resultados em relação à manutenção da saúde do consumidor.
Reference25 articles.
1. ADAMI, F.S. et al. Análise microbiológica e de nitrito e nitrato em linguiça. Scientia Plena, Sergipe, v. 11, n.5, p. 1-7, 2015.
2. ARISSETO, A. P. Avaliação da qualidade global do hambúrguer tipo calabresa com reduzidos teores de nitrito. 2003. 145 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Alimentos) - Faculdade de Engenharia de Alimentos, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Campinas, 2003.
3. ASBRAN – Associação Brasileira de Nutrição. Cartilha ajuda consumidor a calcular quantidade de sal diário. 2011. Disponível em: https://www.asbran.org.br/noticias/cartilha-ajuda-consumidor-a-calcular-quantidade-de-sal-diario. 09 março 2019.
4. BORBA, C. M.; OLIVEIRA, V. R.; MONTENEGRO, K. R.; HERTZ, P. F.; VENZKE, J. G. Avaliação físico-química de hambúrguer de carne bovina e de frango submetidos a diferentes processamentos térmicos. Alim. Nutr. Braz. J. Food Nutr., Araraquara, v. 24, n. 1, p. 21-27, jan./mar. 2013.
5. BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. Instrução Normativa nº 20, de 31 de julho de 2000. Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Hambúrguer. Diário Oficial da União, Brasília, 31 de julho de 2000.