Abstract
Uma das estratégias das indústrias de alimentos é oferecer ao consumidor produtos semelhantes aos produtos in natura, como o que ocorre com as bebidas de frutas industrializadas, podendo ser encontradas como suco, néctar e refresco, diferenciando apenas as porcentagens de polpa da fruta nesses alimentos. O objetivo desta pesquisa foi identificar a relação existente entre o perfil do consumidor de alimentos industrializados e a influência das estratégias de comunicação sobre a decisão de compra de alimentos industrializados em Cuiabá e Várzea Grande, Mato Grosso. Especificamente, pretendeu-se identificar os hábitos e preferências dos consumidores de produtos alimentícios industrializados e, avaliar a decisão de compra dos consumidores por meio de ilustrações digitais de um ou mais produtos alimentícios industrializados fictícios. Para o desenvolvimento da pesquisa foi realizada um desk research acerca da temática escolhida. Em seguida, foi realizada a coleta de dados através da aplicação de questionários eletrônicos. Foram obtidos 74 respondentes entre setembro de 2022 a fevereiro de 2023. Os resultados revelam que os alimentos industrializados constituem a preferência por parte dos consumidores, levando em consideração a praticidade no consumo e a agilidade na aquisição. Além disso, foi observado a importância das estratégias de comunicação no processo de aquisição de alimentos industrializados. Conclui-se que a escolha do consumidor é pautada em produtos que entreguem maior segurança à saúde, o que gera a corrida das indústrias por investimentos em novas tecnologias que ofereçam ao consumidor satisfação e segurança, utilizando para isso as estratégias de marketing a seu favor.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference17 articles.
1. Almeida, S. S.; Nascimento, P. C. B. D; Quaioti, T. C. B. (2002). Quantidade e qualidade de produtos alimentícios anunciados na televisão brasileira. Revista de Saúde Pública, 36, 353-355.
2. Balem, T. A.; Alves, E.; Moreira, J.; Mello, A. L. P.; Coelho, J. C. (2016). A alimentação frente as “demandas” de uma sociedade moderna e de consumo. VIII Encontro Nacional de Estudos do Consumo, 8, 1-17.
3. Belch, G. E.; Belch, M. A. (2014). Propaganda e Promoção: uma perspectiva da comunicação integrada de marketing. 9.ed. Porto Alegre: AMGH.
4. Diez Garcia, R.W. (2003). Reflexos da globalização na cultura alimentar: considerações sobre as mudanças na alimentação urbana. Revista de Nutrição, 16, 483-429.
5. Etzel, M. J.; Walker, B. J.; Stanton, W. J. (2001). Marketing, 11 ed. São Paulo: Makron Books.