Abstract
A enorme variabilidade dos preços de construção submetidos pelos empreiteiros nos concursos em Moçambique tem sido uma ocorrência sistemática nos últimos tempos. A variabilidade em si é algo normal num ambiente competitivo, mas a suasignificativa magnitude torna o facto preocupante. Diferenças de preços da ordem de mais de 70% ou mesmo mais de 100% registam-se com frequência. O facto é revelador de algo de anómalo no mercado de construção que urge analisar. Estetrabalho debruça-se sobre a prevalência e magnitude da variabilidade dos preços de construção. Para o efeito, foram realizadas entrevistas com profissionais da construção e recolhidos dados de preços de concurso correspondentes aos últimoscatorze anos. Empregou-se estatística descritiva na análise dos dados com enfoque para o coeficiente de variação, a margem vencedora e a amplitude máxima. A análise permite concluir a prevalência de níveis elevados de variabilidade depreços ao longo dos últimos anos, independentemente da dimensão do projecto. A média do coeficiente de variação é de cerca de 26%, com um máximo de 52% e mínimo de 7%. É de interesse estudar as causas profundas do fenómeno.
Reference18 articles.
1. Beeston, D. T., Statistical methods for building price data. London: E&FN, Spon, (1983)
2. Capen, C. E., Clapp, V. R., & Campbell, M. W., Competitive bidding in high risk situations. Journal of Petroleum Technology, 23(6), 641-653 (1971)
3. Carr, R., General Bidding Model, Journal of the Construction Division, ASCE, 108( 4), 639–50 (1982)
4. Chan, E., & Au, M., Factors influencing building contractors’ pricing for time-related risks in tenders, Journal of Construction Engineering & Management, 135(3) , 135-145 (2009).
5. Conti, P., Naldi, M., Detection of Anomalous Bids in Competitive Auctions, Decision Support Systems, 46, 420-428 (2008)